Mostra reúne trabalhos desenvolvidos como atividade do Pibid Geografia

O trabalho realizado por estudantes de oitava série do Colégio Ana Vanda Bassara em atividades do subjeto Geografia do Pibid, que é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, foi apresentado na I Mostra Minha Casa, Minha Escola. O evento, conta o professor Clayton Silva, coordenador do subprojeto, reuniu a comunidade com o objetivo de apresentar materiais que foram produzidos a partir das intervenções do Pibid realizadas entre outubro de 2020 e setembro 2021. “A Mostra teve materiais produzidos por aproximadamente 50 alunos das oitavas séries do colégio e dez alunos do Pibid, que ajudaram a construir os materiais. Os trabalhos desenvolvidos, por causa do contexto da pandemia, utilizaram as linguagens digitais, principalmente fotografias; audiovisuais, gravação de vídeos com a edição de material de forma digital; a realização de podcasts, com a gravação e edição de áudios; de forma remota também foi realizada a construção de tirinhas com os alunos e, quando as atividades presenciais retornaram, foram feitos alguns cartazes e colagens”, pontua.

O acadêmico João Pedro Wendler, um dos pibidianos que acompanhou as atividades, conta que todo o trabalho foi desenvolvido a partir de intervenções com atividades online, híbridas e presenciais que tiveram como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que culminaram na confecção dos materiais para a mostra. “Foi muito gratificante pois, naquele momento, os alunos conseguiram observar todo o esforço que tiveram ao realizar as atividades – seja nas produções escritas, nos podcasts, fotografias, vídeos, ou experimentos. Além disso, também foi um incentivo para as outras turmas, que poderão realizar um trabalho semelhante com outros pibidianos”, destaca.

Trabalhos foram iniciados durante o período de atividades remotas e finalizados presencialmente

O professor Clayton ainda ressalta a importância do trabalho realizado, no sentido de permitir que estudantes da licenciatura possam trabalhar com diferentes recursos e metodologias, além de aproximar a universidade e a educação básica. “Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar os diferentes problemas, diferentes situações que acontecem cotidianamente na escola. Permite que eles, então, já desde a graduação, possam refletir sobre isso, construir experiências, ao mesmo tempo em que levam para escola diferentes propostas de trabalho. A escola ganha também nesse sentido, por essa aproximação”.

O Colégio Ana Vanda Bassara é parceiro da Unicentro em atividades há mais de seis anos. A supervisora do colégio, professora Elza de Farias, também ressalta que a aproximação entre a universidade e os colégios estaduais é fundamental para que “possamos propor novas metodologias de ensino aos alunos”.