Mostra reúne trabalhos desenvolvidos como atividade do Pibid Geografia
O trabalho realizado por estudantes de oitava série do Colégio Ana Vanda Bassara em atividades do subjeto Geografia do Pibid, que é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, foi apresentado na I Mostra Minha Casa, Minha Escola. O evento, conta o professor Clayton Silva, coordenador do subprojeto, reuniu a comunidade com o objetivo de apresentar materiais que foram produzidos a partir das intervenções do Pibid realizadas entre outubro de 2020 e setembro 2021. “A Mostra teve materiais produzidos por aproximadamente 50 alunos das oitavas séries do colégio e dez alunos do Pibid, que ajudaram a construir os materiais. Os trabalhos desenvolvidos, por causa do contexto da pandemia, utilizaram as linguagens digitais, principalmente fotografias; audiovisuais, gravação de vídeos com a edição de material de forma digital; a realização de podcasts, com a gravação e edição de áudios; de forma remota também foi realizada a construção de tirinhas com os alunos e, quando as atividades presenciais retornaram, foram feitos alguns cartazes e colagens”, pontua.
O acadêmico João Pedro Wendler, um dos pibidianos que acompanhou as atividades, conta que todo o trabalho foi desenvolvido a partir de intervenções com atividades online, híbridas e presenciais que tiveram como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que culminaram na confecção dos materiais para a mostra. “Foi muito gratificante pois, naquele momento, os alunos conseguiram observar todo o esforço que tiveram ao realizar as atividades – seja nas produções escritas, nos podcasts, fotografias, vídeos, ou experimentos. Além disso, também foi um incentivo para as outras turmas, que poderão realizar um trabalho semelhante com outros pibidianos”, destaca.
O professor Clayton ainda ressalta a importância do trabalho realizado, no sentido de permitir que estudantes da licenciatura possam trabalhar com diferentes recursos e metodologias, além de aproximar a universidade e a educação básica. “Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar os diferentes problemas, diferentes situações que acontecem cotidianamente na escola. Permite que eles, então, já desde a graduação, possam refletir sobre isso, construir experiências, ao mesmo tempo em que levam para escola diferentes propostas de trabalho. A escola ganha também nesse sentido, por essa aproximação”.
O Colégio Ana Vanda Bassara é parceiro da Unicentro em atividades há mais de seis anos. A supervisora do colégio, professora Elza de Farias, também ressalta que a aproximação entre a universidade e os colégios estaduais é fundamental para que “possamos propor novas metodologias de ensino aos alunos”.