Unicentro passa a integrar campanha de arrecadação de embalagens vazias de medicamentos

Contribuir para a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, beneficiar pessoas que precisam de ajuda. Esse é o objetivo de uma campanha solidária que visa arrecadar cartelas vazias de medicamentos para a aquisição de cadeiras de rodas e outros equipamentos similares. A partir de agora, o campus Cedeteg da Unicentro é um dos parceiros nesta missão.

A campanha foi instituída em Guarapuava pela Câmara Municipal ,via projeto de lei, em dezembro de 2020, e começou a funcionar na prática nos últimos meses, graças a cooperação do Clube Soroptimista Guarapuava. “Nós entramos com esse papel e, atualmente, assumimos toda a confecção das caixas, adesivar, distribuir e prospectar parceiros que tenham esse interesse em apoiar o projeto. O objetivo maior é a proteção do meio ambiente e dar um novo uso para esse descarte e em troca a cadeira de rodas, que tem uma demanda na nossa cidade”, declara a representante do clube, Vera Silvestri.

A campanha casa com uma demanda observada na Farmácia Escola da Unicentro. “Aqui na Farmácia Escola toda semana a gente tem pacientes trazendo medicamentos vencidos de casa, medicamentos que não são utilizados mais e, muitas vezes, a gente não tem o descarte adequado para esses medicamentos. Então, o projeto de coleta dos blisters para a aquisição das cadeiras de roda é muito interessante e vai ao encontro de uma demanda voluntária que a gente já tem aqui na Farmácia Escola. Com certeza é um projeto que só vem a agregar e a acrescentar ao nosso trabalho e a gente tem certeza que consegue contribuir”, diz o chefe do Departamento de Farmácia da Unicentro, professor Daniel de Paula.

O diretor do campus Cedeteg, professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, destaca que integrar projetos de cunho socioambiental faz parte do papel da Unicentro na sociedade. “Acolher projetos como esse de arrecadação de cartelas de medicamentos é importante para a gente porque vem de encontro com o que nós já fazemos com a distribuição de remédios. Essa parceria vai ser muito bem vinda porque a troca dessas cartelas utilizadas vai ser feita para cadeiras de rodas, nós já temos projetos desse tipo, como a arrecadação de tampas de garrafas PET e isso faz com que o nosso campus acolha cada vez mais projetos desse tipo, porque é a nossa função na sociedade, trabalhar em prol do bem da sociedade”.

Para o Clube Soroptimist é um orgulho ter a parceria de uma instituição com o renome da Unicentro e também porque todos os projetos do Clube Soroptimista, no fundo, têm um vínculo muito forte com a educação. Então, mesmo que sejam em outras áreas que beneficiem a mulher e a menina, que é o foco do Clube Soroptimista, todos eles têm um vínculo com a educação e só pode dar certo, com essa parceria é uma usina de ideias para futuras parcerias”, avalia Vera, prospectando novas cooperações.

Dois pontos de coleta foram instalados no Cedeteg – um na Direção de Campus e outro na Farmácia Escola. Ao todo, a campanha já conta com 24 pontos para depósito das embalagens. Além da Unicentro, existem caixas coletoras na sede do Legislativo de Guarapuava, na Prefeitura Municipal, nas unidades básicas de saúde, nos hospitais e supermercados.