Curso de Enfermagem promove coleta de exames preventivos de câncer de colo de útero

Curso de Enfermagem promove coleta de exames preventivos de câncer de colo de útero

O Outubro Rosa é um movimento internacional voltado, especialmente, para a saúde da mulher. A campanha tem como principal objetivo a conscientização sobre a importância do controle e prevenção dos cânceres de mama e do colo de útero, a partir do compartilhamento de informações sobre a doença, além da promoção do acesso aos  serviços de diagnóstico e de tratamento. Pensando nisso, o campus Cedeteg da Unicentro, através da Unidade Escola de Enfermagem, está promovendo, ao longo dessa semana, o serviço de coleta dos exames preventivos de colo de útero.

Segundo a professora do Departamento de Enfermagem, Franciele Sutil de Oliveira, o Papanicolau deve ser feito todo ano, já que quanto antes for diagnosticada a doença, maiores são as chances de tratamento e cura. “A coleta do preventivo é extremamente importante para a prevenção e diagnóstico do câncer de colo uterino. A gente fala prevenção porque se ela faz esse exame todo todo ano, a gente pode prevenir alguma doença do colo uterino e, também, obter diagnósticos de cânceres de colo de útero. Então, é importante que ela faça com regularidade esse exame”, diz. 

A ação, que não aconteceu em 2020 devido à pandemia de Covid-19, foi retomada em 2021. Ao longo dessa semana, por dia, estão sendo realizados mais de dez exames, que contam com a participação de estudantes do quinto ano do curso de Enfermagem. “É muito importante o envolvimento da universidade devido ao fato dos alunos também estarem trabalhando nessa coleta dos exames preventivos  e também porque abre mais espaço para as mulheres poderem procurar”, defende Franciele. 

Uma das equipes que está trabalhando na coleta dos preventivos ao longo dessa semana

Uma das estudantes que faz parte da equipe que está coletando os materiais e enviando para análise nas clínicas credenciadas é a Angélica Gawski. A aluna do quinto ano de Enfermagem ressalta a importância da prática para o seu futuro profissional, bem como a relevância do atendimento para a população. “A prática ali que a gente está conseguindo ter, essa experiência de não chegar um dia trabalhar e não saber como fazer, então é muito importante para a nossa formação. Também é uma ajuda para a comunidade. Às vezes, a pessoa não tem contato próximo com a UBS para fazer a coleta lá, a gente divulga e elas vem fazer aqui”. 

A dona Luiza Serafini Lopes foi uma das mulheres que compareceu para a coleta do exame preventivo. Ela, que não teve a oportunidade de fazer o exame em 2020, demonstrou entusiasmo em poder retomar os exames. “Você precisa fazer, porque quanto antes você fizer, melhor para você, porque se tem alguma coisa, você trata e fica boa, já se você não cuidar, não. Então, é muito bom o preventivo, muito bom como eles estão fazendo aqui no Cedeteg”, finaliza.

Deixe um comentário