Curso de Enfermagem promove coleta de exames preventivos de câncer de colo de útero
O Outubro Rosa é um movimento internacional voltado, especialmente, para a saúde da mulher. A campanha tem como principal objetivo a conscientização sobre a importância do controle e prevenção dos cânceres de mama e do colo de útero, a partir do compartilhamento de informações sobre a doença, além da promoção do acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. Pensando nisso, o campus Cedeteg da Unicentro, através da Unidade Escola de Enfermagem, está promovendo, ao longo dessa semana, o serviço de coleta dos exames preventivos de colo de útero.
Segundo a professora do Departamento de Enfermagem, Franciele Sutil de Oliveira, o Papanicolau deve ser feito todo ano, já que quanto antes for diagnosticada a doença, maiores são as chances de tratamento e cura. “A coleta do preventivo é extremamente importante para a prevenção e diagnóstico do câncer de colo uterino. A gente fala prevenção porque se ela faz esse exame todo todo ano, a gente pode prevenir alguma doença do colo uterino e, também, obter diagnósticos de cânceres de colo de útero. Então, é importante que ela faça com regularidade esse exame”, diz.
A ação, que não aconteceu em 2020 devido à pandemia de Covid-19, foi retomada em 2021. Ao longo dessa semana, por dia, estão sendo realizados mais de dez exames, que contam com a participação de estudantes do quinto ano do curso de Enfermagem. “É muito importante o envolvimento da universidade devido ao fato dos alunos também estarem trabalhando nessa coleta dos exames preventivos e também porque abre mais espaço para as mulheres poderem procurar”, defende Franciele.
Uma das estudantes que faz parte da equipe que está coletando os materiais e enviando para análise nas clínicas credenciadas é a Angélica Gawski. A aluna do quinto ano de Enfermagem ressalta a importância da prática para o seu futuro profissional, bem como a relevância do atendimento para a população. “A prática ali que a gente está conseguindo ter, essa experiência de não chegar um dia trabalhar e não saber como fazer, então é muito importante para a nossa formação. Também é uma ajuda para a comunidade. Às vezes, a pessoa não tem contato próximo com a UBS para fazer a coleta lá, a gente divulga e elas vem fazer aqui”.
A dona Luiza Serafini Lopes foi uma das mulheres que compareceu para a coleta do exame preventivo. Ela, que não teve a oportunidade de fazer o exame em 2020, demonstrou entusiasmo em poder retomar os exames. “Você precisa fazer, porque quanto antes você fizer, melhor para você, porque se tem alguma coisa, você trata e fica boa, já se você não cuidar, não. Então, é muito bom o preventivo, muito bom como eles estão fazendo aqui no Cedeteg”, finaliza.