Últimos dias de inscrições para seleção do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Últimos dias de inscrições para seleção do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção da turma 2022 do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN) da Unicentro. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 25 de outubro. Podem se candidatar acadêmicos graduados em Ciências (licenciatura), Física, Química, Biologia e Matemática. Ao todo, são 17 vagas para o mestrado profissional. “Nós temos cinco vagas para a área de Biologia/Ciências, três vagas para a área de Física, sete vagas para a área de Matemática e duas vagas para a área de Química. Lembrando que é um mestrado na área de ensino. Então, preferencialmente, são os licenciados nestas quatro áreas, mas se alguém já fez a graduação e tiver interesse no ensino também é possível”, diz a coordenadora do programa, professora Adriana Massae Kataoka.

O mestrado profissional tem como área de concentração “Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática”, com linhas de pesquisa direcionadas para cada formação. “Temos quatro linhas de pesquisa que são próximas. Na realidade, todas são métodos de ensino e aprendizagem em Ciências e Biologia, ou em Matemática, ou em Física, ou em Química, para atender aos recém graduados ou aos já professores dessas quatro áreas do conhecimento. Eles vão se inscrever já dentro de uma dessas áreas, eles não precisam ir atrás de orientadores, mas serão direcionados de acordo com o projeto e a formação para a linha respectiva”, explica Adriana.

Segundo a coordenadora do PPGEN, o programa pretende contribuir na formação profissional dos candidatos e no aprimoramento da prática docente através da pesquisa. “Por ser um mestrado profissional na área de ensino, essa atuação profissional tem a ver com o processo de ensino e aprendizagem que, em sua maioria, acontece na escola. Então, esse programa é voltado para o ensino e, por ser mestrado, ele vai focalizar as pesquisas relacionadas ao ensino, que visam responder perguntas ou elaborar materiais didáticos voltados para o ensino”.

As inscrições para o Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática devem ser feitas pela internet e são divididas em duas etapas. “O candidato, no ato da inscrição, deverá apresentar uma carta de intenção e proposta de trabalho. Essa é a etapa um. Caso seja aprovado, ele vai para a etapa dois, que é uma entrevista online e, também, a análise de currículo, que ocorre do dia 17 de novembro a 19 de novembro”.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 25 de novembro. O edital, a documentação e as informações necessárias estão disponíveis na página do PPGEN (https://www3.unicentro.br/ppgen).

Deixe um comentário