Após sete meses, Unicentro encerra participação na Central de Vacinação contra a Covid-19

Na última sexta-feira (15), a Prefeitura de Guarapuava realizou uma cerimônia para marcar o encerramento das atividades na Central de Vacinação, localizada na praça Cândido Xavier, em frente ao Paço Municipal. O evento contou com a presença de acadêmicos e professores da Unicentro, que estavam atuando na vacinação contra a Covid-19 desde 15 de março.

Nestes exatos sete meses de trabalho na Tenda da Vacinação, mais de 150 pessoas, entre docentes e acadêmicos do curso de Enfermagem da Unicentro, contribuíram em todos os processos, desde a digitação e tabulação dos dados até a vacinação de quem chegava de carro ou a pé. Além disso, antes da inauguração da central, acadêmicos e professores já vacinavam pessoas acamadas nos seus domicílios. Tudo isso foi possível graças a uma parceria antiga entre a Unicentro, através do Departamento de Enfermagem, com a Secretaria Municipal de Saúde e com o Departamento de Vigilância em Saúde, que já proporcionava a colaboração de alunos e professores em outras campanhas de vacinação como a da gripe, do sarampo e da febre amarela.

É um momento histórico, nesses nove meses, nós tivemos vários momentos de desafios para a gestão pública em relação ao enfrentamento da Covid e a estratégia da vacinação foi primordial, foi um divisor de águas que reflete, hoje, no cenário epidemiológico que estamos enfrentando, com o número de casos diminuindo, com uma parte substancial da nossa rede hospitalar desafogada e com o cenário muito mais tranquilo. Cumpre destacar a contribuição valiosa e de uma forma muito profícua das entidades, dos centros universitários, destacando o papel da Unicentro, que nos disponibilizou além dos seus professores, todo o voluntariado dos alunos, que de uma forma muito especial e voluntária nos ajudaram muito e foram decisivos nestas etapas de vacinação”, ressalta o secretário de Saúde de Guarapuava, Jonilson Pires, sobre o papel da comunidade acadêmica da Unicentro na vacinação da população.

Alexandra Bittencourt Madureira, vice-chefe do Departamento de Enfermagem que atuou na coordenação dos grupos de trabalho, destaca o quão significativo foi esse momento na história do curso e da vida dos participantes. “Significa trabalhar em prol da vida, atuando de fato no enfrentamento de uma pandemia que, diariamente, leva milhares de pessoas a morte em todo o mundo e, quando tudo isso estiver sob controle, poderemos dizer que professores e alunos do Departamento de Enfermagem fizeram parte da história da maior ação de enfrentamento a Covid-19”.

Opinião corroborada por João Guilherme Brauna, acadêmico do 4º ano de Enfermagem, que desde o início atuou na tenda. “Eu percebo que eu tive esse encontro do profissional comigo mesmo. Do reconhecimento do público. O fato de eu ter participado, eu vou levar para o resto da minha vida profissional e, com certeza, a questão da prática em si, a questão teórica das vacinas, como funciona uma pandemia, como a gente gerenciou isso e dos resultados”, diz o estudante que, inclusive, está desenvolvendo um projeto de iniciação científica sobre a pandemia, com análises epidemiológicas das primeiras internações por Covid no Brasil, as causas de internamento, quais são as variantes e observando a evolução pós-vacinação.

Representando a reitoria da Unicentro, a vice-diretora do campus Cedeteg, professora Aline Marques Genú, agradeceu os acadêmicos e docentes que representaram tão bem a universidade, aliando o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. “A participação dos alunos na tenda foi um exemplo claro da atuação profissional deles. Com certeza, em um outro momento, eles não teriam esse aprendizado, de tratar com a população, de fazer a distribuição das doses, de fazer os cadastros, de ver como funciona o sistema como um todo, efetivamente trabalhando nele. Então, isso foi de grande valia no aprendizado dos alunos dos cursos de saúde, em especial da Enfermagem aqui na Unicentro”, afirma Aline. A Unicentro tem papel importante na comunidade, de trazer os alunos, de trazer os profissionais para atuar nesse momento da vacinação tão importante, combatendo a Covid e fazendo com que a população receba as vacinas e, com isso, a gente está vendo o resultado da diminuição dos casos de Covid em Guarapuava. A Unicentro, sempre que precisar, nós estaremos disponíveis para ajudar em qualquer área que seja, não só na saúde, nós estamos à disposição”, finaliza a docente.

A partir de agora, a aplicação da vacina contra a Covid-19 foi redirecionada e ocorrerá, exclusivamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).