Residência em Enfermagem abre inscrições para nova turma

Residência em Enfermagem abre inscrições para nova turma

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da turma 2022 do Programa de Residência em Enfermagem, na área de Urgência e Emergência. O curso, como destaca o coordenador do programa, professor Maicon Henrique Lentsck, tem características de pós-graduação Lato Sensu. Ele também conta quem pode se inscrever no programa de residência. “O curso de Enfermagem em Urgência e Emergência é um curso na modalidade Lato Sensu, especialização no formato de residência devidamente credenciado pela Comissão Nacional Multiprofissional em Saúde, sobre o que a gente chama de forma de treinamento em serviço que representa 60 horas semanais. O curso é destinado a enfermeiros e, conforme o edital aponta, podem se inscrever aqueles que se graduaram a partir do ano de 2017”.

A Residência conta com três vagas – todas com bolsas financiadas pelo Programa Nacional de Bolsas para Residências em Área Profissional da Saúde, do Ministério da Saúde, no valor de 3.330,43 reais. O programa tem como objetivo especializar enfermeiros para atuação na assistência de pacientes em situação de urgência e emergência, desenvolvendo nos residentes competências direcionadas para um trabalho interdisciplinar e multiprofissional.

Uma assistência humanizada sempre baseada nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Nós contamos com nossos residentes do primeiro ano atuando na prática em serviço em locais estratégicos como as UPAS da cidade, as unidades de pronto atendimento e o Samu, ou seja, neste primeiro ano nós temos o atendimento voltado para o atendimento pré-hospitalar, tanto móvel como fixo. Já no segundo ano do curso, a prática do serviço é voltada para as práticas de Urgência e Emergência, com direcionamento para a área hospitalar, então nós temos práticas relacionadas aos ambientes de unidade de terapia intensiva e pronto socorro hospitalar”, detalha sobre a dinâmica da residência o professora Maicon.

A seleção conta com duas etapas. A primeira delas é uma prova escrita sobre conhecimentos de enfermagem, além de conhecimentos específicos de urgência e emergência. Já a segunda etapa é uma entrevista em formato de caso clínico e engloba, também, a análise de currículo. As inscrições para o Programa de Residência em Enfermagem em Urgência e Emergência seguem até o dia três de novembro e são feitas exclusivamente pela internet. Todas as informações estão descritas em edital, disponível na página de especializações do site da Unicentro.

Deixe um comentário