Abertas as inscrições para Programa de Residência em Clínica Médica da Unicentro

Abertas as inscrições para Programa de Residência em Clínica Médica da Unicentro

O Programa de Residência Médica em Clínica Médica da Unicentro está com inscrições abertas para os candidatos que desejam ingressar na próxima turma, em 2022. No total, são disponibilizadas cinco vagas e os interessados têm até o dia sete de outubro para efetuar a inscrição. O programa de residência é voltado aos médicos que procuram qualificação profissional na área de clínica médica, capacitando e qualificando com base prática e teórica médicos para atuar nos diversos níveis de atenção à saúde.

A Residência Médica em Clínica Médica, que nós temos aqui na Unicentro, foi desenvolvida para profissionais que queiram obter uma qualificação no seu atendimento em toda área clínica. Então, mesmo médicos recém formados que queiram pegar prática e estudar um pouco mais a fundo a área clínica, como também médicos que já estão no mercado de trabalho, mas que sentem a necessidade de uma melhor qualificação profissional. E isso, com certeza, tem ajudado a qualificar o corpo médico da nossa cidade e região”, avalia o preceptor e membro da Comissão de Residência Médica da Unicentro (Coreme), o cardiologista Abrão José Melhem Júnior.

Credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica, o curso da Unicentro tem característica de pós-graduação, com duração de dois anos, sob forma de treinamento em serviço. “Na residência a pessoa obtém o título de especialista em clínica médica. Mas, mais do que isso, ela faz esse treinamento em serviço que garante a ela muito mais segurança para atender as principais entidades clínicas. É previsto que uma pessoa, ao sair dessa nossa residência, consiga dar resolução a mais de 90% das situações clínicas com a qual ela se depara. Durante esses dois anos, essa pessoa tem contato com vários professores preceptores, especialistas na área clínica, que estão sempre ao lado fazendo a supervisão. Então, em lugar de logo receber o diploma e sair trabalhando, alguns optam por passar por esses dois anos de formação sob supervisão de um preceptor, alguém mais experiente e especializado, que está ao seu lado durante os dois anos para ajudar a corrigir pequenas dificuldades que a pessoa possa encontrar durante a sua formação”, explica.

Esta será a sétima turma do programa de residência, que tem demonstrado um ótimo aproveitamento na qualificação dos especialistas formados, inclusive atuando no corpo docente da própria pós-graduação e da Unicentro. “Nossa residência já formou muitos especialistas, um número que está chegando a 20 especialistas que foram formados pela nossa residência. Muitos deles permanecem aqui na nossa região, alguns deles já se tornaram professores da Unicentro e isso nos alegra porque a residência está cumprindo a sua função primordial. Os alunos saem completamente diferentes do jeito que entraram, de médicos com alguma insegurança, alguns vícios de condutas, algumas dificuldades de entendimento e, em certas disciplinas, acabam consolidando aquela formação do curso quando fizeram, que eventualmente ficou alguma falha de preenchimento. A residência vem a cobrir essas falhas e a pessoa sai completamente diferente depois de dois anos de treinamento e isso nós podemos observar pelo bom aproveitamento dos nossos alunos que saíram, a grande maioria deles já fez uma outra especialização e alguns deles já estão nos ajudando a sendo preceptores da nossa residência ou professores da Unicentro e bons médicos no mercado de trabalho”, celebra Abrão.

A inscrição deve ser efetuada no site da Associação Médica do Paraná, pelo endereço www.amp.org.br. O processo de seleção será dividido em duas etapas – prova escrita e a análise do currículo. O início das atividades está previsto para o mês de março do próximo ano. O edital com as datas, informações e a documentação necessária estão disponíveis na área reservada à Especialização no site da Unicentro (https://www3.unicentro.br/especializacao/category/editais/residencia-em-clinica-medica/).

Deixe um comentário