Formação de professores de língua adicional é tema de evento

O Departamento de Letras do Campus Irati da Unicentro está promovendo a terceira Formação de Professores de Língua Adicional. Essa edição do evento traz como tema a experiência de profissionais do ensino de Espanhol e Inglês. A ação é fruto de um projeto de extensão da Unicentro que atende, inicialmente, as disciplinas de Prática de Ensino dos cursos de Letras e tem como objetivo proporcionar espaço para a discussão do contexto escolar promovendo o diálogo sobre a formação docente.

“Com a suspensão das aulas presenciais e fechamento das escolas, os alunos dessa disciplina prática, não puderam realizar a observação do contexto escolar, ou seja, ir até a escola para conhecer o dia a dia, a rotina dos alunos, o trabalho da diretora, da biblioteca. Então, esse projeto tinha o objetivo principal de proporcionar esse espaço para discussão do contexto escolar, promovendo diálogos sobre e para a formação docente dos futuros professores de Letras Espanhol e Letras Inglês”, contextualiza a coordenadora do evento, professora Marcela de Freitas Ribeiro Lopes.

A Formação de Professoras de Língua Adicional busca contribuir, também, para a integração da universidade com a comunidade escolar, proporcionando a formação continuada dos licenciados que já atuam no ensino de línguas estrangeiras. Também coordenador do evento, o professor André Luís Specht comenta que o diálogo entre os profissionais formados e os ainda em formação pode ser frutífero para compreender as práticas do ensino de língua adicional.“Nós acreditamos que as discussões proporcionadas pelas palestras foram produtivas nas edições anteriores e serão produtivas nesta edição, na medida em que proporcionam entender como professores, gestores e pedagogos organizam as atividades da escola e o cotidiano escolar. As palestras dos professores convidados para esta edição vão proporcionar diálogos e a socialização de pesquisas e de relatos de experiências, que vão fomentar pesquisa, ensino e extensão, contribuindo para o fortalecimento dos cursos de licenciatura em Letras Espanhol e Letras Inglês”.

A programação da Formação de Professores de Língua Adicional conta com seis palestras mensais online. A primeira delas foi realizada na última semana, com a participação da professora Priscila Fabiane Farias, da Universidade Federal de Santa Catarina. A convidada abordou a perspectiva comunicativo-crítica para o ensino de línguas, indicando o uso de tarefas críticas na promoção do desenvolvimento de línguas adicionais e relacionando suas implicações na formação de professores de idiomas estrangeiros. “Aprender uma língua adicional vai muito além de aprender a comunicar-se, mas também perpassa você agir no mundo, você transformar a sua realidade, o seu mundo. A proposta da tarefa crítica é, portanto, esse movimento de possibilitar que o ensino de línguas adicionais seja tanto comunicativo, quanto crítico, para que isso possa acontecer nos ambientes, como nossas escolas regulares, na tentativa de responder o compromisso social que nós temos enquanto formadores de professores, que é o de formar cidadãos que vão ser críticos e ativos na sociedade”, afirma Priscila.

A Formação de Professores de Língua Adicional é um evento é gratuito e fornece certificação. Ainda é possível acompanhar as próximas conferências – basta acessar o site de eventos da Unicentro e se inscrever. A próxima palestra será a do professor Hugo Jesús Retamar, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No dia oito de outubro, a partir das 19h30, o convidado vai falar sobre a “Contextualização Sociocultural em sala de aula: o compromisso do/da docente de línguas adicionais com uma educação cidadã”. As palestras mensais seguem até abril de 2022.

Segundo a coordenadora Marcela, as conferências prometem uma ampla abordagem sobre o ensino de línguas adicionais, partindo de perspectivas teóricas e práticas. “A finalidade é colocar em debate questões não só de teorias sobre ensino aprendizagem, mas também da prática em si, por meio das palestras no formato de relatos de experiências. Dessa forma, eu e meu colega André tomamos o cuidado de convidar não só pesquisadores para falar sobre suas pesquisas, mas também de convidar professores com experiência no ensino básico da rede pública. Essas palestras são um espaço de troca de experiências entre professores, futuros professores e toda a comunidade de profissionais da educação”, finaliza.