Estão abertas as inscrições para o PAC Unicentro

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está com inscrições abertas para a edição 2021 do Programa de Avaliação Continuada. O PAC é uma das possibilidades de acesso aos cursos superiores ofertados pela universidade. A diferença em relação ao Vestibular, que conta com uma etapa única de seleção, é que o estudante participa de três provas – uma ao final de cada ano do Ensino Médio. “O PAC, como o próprio nome diz – Programa de Avaliação Continuada, é uma modalidade de seleção gradual, que se realiza anualmente e avalia o desempenho dos candidatos a partir do seu aproveitamento em cada uma das séries do Ensino Médio”, explica a coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Mores Pinto.

Assim, podem participar do PAC somente estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio. Alunos do primeiro ano fazem o PAC 1, da segunda série o PAC 2, e do terceiro ano o PAC 3. Além disso, só pode fazer o PAC 2 quem realizou as provas do PAC 1 e o PAC 3 é exclusivo para quem fez as provas das etapas 1 e 2 do Processo de Avaliação Continuada. “Nós temos o PAC 1, em que são cobrados conteúdos nas provas somente ministrados na primeira série do Ensino Médio; o PAC 2 são conteúdos do Ensino Médio ministrados na segunda série; e o PAC 3, os conteúdos ministrados na terceira série do Ensino Médio”, complementa Maria.

As inscrições para o PAC estão abertas e podem ser realizadas até o dia seis de outubro, pela página do PAC, no site da Unicentro. “O valor da inscrição para o PAC 1 é de 80 reais, para o PAC 2 é 60 reais e para o PAC 3, 50 reais”, conta a coordenadora de Processos Seletivos. As provas do PAC 2021 serão aplicadas no mês de novembro. As etapas 1 e 2 estão marcadas para o dia sete a a etapa 3 será realizada no dia 15. A Unicentro reserva, anualmente, 10% do total de vagas ofertadas ao PAC. “A opção pelo curso”, lembra Maria, “o aluno realiza quando vai participar da terceira etapa do PAC”.