Palestra marca início das atividade de Iniciação Científica 2021-2022

De bolsista IC a cientista polar: tudo o que você sempre quis saber para uma carreira de sucesso”. Esse foi o tema da palestra de abertura da Iniciação Científica 2021-2022. O evento, realizado de forma online, registrou mais de 200 visualizações simultâneas. Dando boas-vindas aos participantes do programa, o diretor de Pesquisa da Unicentro, professor Luciano Farinha, destacou que, nesta edição, são 738 alunos desenvolvendo trabalhos em diferentes áreas do conhecimento.”São divididos em diferentes programas – o Programa de Iniciação Científica; o Programa de Iniciação Social; o Programa de Iniciação Científica do Ensino Médio; e o Programa Institucional de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação. Desses, 341 são bolsistas e 397 são voluntários”, complementa.

A palestra foi proferida pelo professor Jorge Arigony, do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande, a FURG, que também é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera. Durante a explanação, o pesquisador falou sobre a sua trajetória profissional, que começou como bolsista de Iniciação Científica e evoluiu até a atividade que desenvolve hoje como docente universitário, atuando principalmente como cientista polar. O professor ainda abordou pontos importantes que devem ser considerados pelos estudantes durante o processo de formação.

Mostrar para o pessoal alguns exemplos do tipo de trabalho que eu realizo hoje em dia como forma de inspirá-los, porque muitos nem imaginam, nesse ponto da carreira, onde eles podem chegar enquanto profissionais. Um pouquinho sobre alguns pontos que eles têm que considerar para o desenvolvimento de uma estratégia pessoal, para se preparar para a carreira deles, de forma que consigam aproveitar as oportunidades que vão surgindo. E um pouquinho sobre a ética profissional que a gente tem que ter como profissional para conseguir se desenvolver, se colocar e se manter no mercado, nas diferentes áreas de atuação”, conta o palestrante.

O que motivou a escolha da temática da palestra, destaca o professor Luciano Farinha, foi a possibilidade de apresentar aos estudantes uma experiência de sucesso que teve início com a Iniciação Científica. “Com isso, a gente espera que, com a experiência e o histórico do palestrante, os alunos do programa possam ter uma inspiração e construir suas carreiras”.

O estudante Eric Eduardo Batista participa do Programa de Iniciação Científica desde o Ensino Médio e acompanhou a palestra de abertura. Agora acadêmico do curso de Letras Inglês, em Irati, e bolsista do Programa, ele ressalta a importância de estar em contato com a área da pesquisa desde o início da formação. “Como desde sempre eu estou fazendo IC, eu vejo o quanto me ajudou nas questões da faculdade. Eu aprendi sobre autores novos, aprendi a fazer a própria pesquisa, a ter uma noção mais crítica. E a palestra, eu acredito, foi um bom norteador para a Iniciação Científica”, avalia o estudante.

O palestrante, professor Jorge Arigony, também reforçou que a Iniciação Científica traz impactos positivos na formação profissional dos estudantes que fazem parte do programa. “Eu avalio que, muitas vezes, é a primeira oportunidade profissional que muitos estudantes têm. Então, eles vão começar, durante o período de Iniciação Científica, a desenvolver habilidades técnicas nas diferentes áreas de atuação e, também, outros aspectos relacionados à relação deles com o trabalho, que são também muito importantes para o desenvolvimento da carreira: comprometimento com as tarefas delegadas a eles; assiduidade, também bastante importante para manter uma constância de trabalho; a experiência do trabalho em grupo. Ou seja, eles vão aprendendo como podem fazer parte de uma equipe e ver o contexto do trabalho que eles vêm desenvolvendo em um trabalho maior”.