Professor da Unicentro é homenageado pela Associação Brasileira de Mensuração Florestal

Professor da Unicentro é homenageado pela Associação Brasileira de Mensuração Florestal

O professor Afonso Figueiredo Filho, do Departamento de Engenharia Florestal da Unicentro foi reconhecido em uma importante premiação da área de Mensuração e Manejo Florestal. O docente recebeu o Prêmio Walter Bitterlich, durante o encerramento do V Mensuflor, realizado, na última semana, de maneira remota, com organização da Universidade Federal de Pernambuco. O professor Afonso recebeu, com emoção, o reconhecimento.“Para mim, essa premiação é muito valiosa porque o premiado é selecionado por especialistas desta área da ciência. O evento, nesta última edição, teve mais de 600 participantes, inclusive de vários outros países. Esse prêmio também um reconhecimento que destaca e dá visibilidade à nossa Unicentro e ao trabalho realizado pela Engenharia Florestal”, comemora.

O Mensuflor é um congresso bienal promovido pela Associação Brasileira de Mensuração Florestal, que reúne pesquisadores e profissionais da área, com a finalidade de demonstrar inovações, bem como discutir problemas e encontrar soluções para o aperfeiçoamento de práticas nesta grande área das ciências florestais. Desde a primeira edição do Mensuflor, foi criada uma homenagem a profissionais que se destacam no desenvolvimento da ciência florestal brasileira, especificamente, na mensuração e no manejo florestal. “O homenageado passou a receber a Medalha Walter Bitterlich, em alusão ao cientista florestal famoso mundialmente pela sua importante contribuição no setor da mensuração florestal, com a prova de numeração angular e o relascópio de Bitterlich, que a Sociedade de Florestais Americanos classificou, alguns anos atrás, como o mais famoso instrumento de mensuração florestal”, explica Afonso.

A diretora do Campus Irati, professora Andrea Nogueira Dias, que também é da área de Engenharia Florestal, participou da cerimônia virtual de premiação ao professor Afonso. Ela comemorou o reconhecimento e destacou as importantes contribuições do colega de departamento ao ensino, à pesquisa e à extensão da Unicentro.“Ter o reconhecimento nacional e internacional, na área de ciências florestais, de um professor da nossa Unicentro, nos deixa orgulhosos e honrados.  Gostaria de ressaltar que o professor Afonso é um profissional muito reconhecido na área florestal e em outras áreas, principalmente, pelo seu carisma, seu perfil de pesquisador e sua qualidade intrínseca de facilidade em disseminar conhecimento – seja com colegas, seja com acadêmicos, orientados e qualquer pessoa da área florestal como um todo – não só na mensuração florestal – que esteja interessada em aprender. O professor Afonso é um verdadeiro mestre”, avalia.

Até o momento, foram 15 profissionais premiados com a Medalha Walter Bitterlich ao longo da história do Mensuflor, sendo três homenageados a cada encontro. Ao lado do professor Afonso, também receberam o prêmio os engenheiros florestais Niro Higuchi e Hélio Garcia Leite. O docente da Unicentro comenta que essa conquista, para além de seu trabalho, se deve também ao apoio de diversas pessoas que colaboraram ainda mais para seu destaque profissional. “A premiação é, obviamente, fruto do trabalho realizado que teve a participação de muitos que estiveram à minha volta – desde meus amigos professores da UFPR, onde fiz minha formação, exerci por muito tempo e exerço ainda, atividades como professor, atualmente como professor sênior na pós-graduação e, sobretudo, nestes últimos 20 anos, a meus muitos amigos professores e agentes universitários da nossa Unicentro. Agradeço a cada um, mas quero, em especial, agradecer aos professores da minha área de trabalho e aos meus muitos alunos de graduação, mestrado e doutorado, pelo que construímos juntos ao longo desses anos”, finaliza o homenageado.

Deixe um comentário