Unicentro participa do Ranking de Universidades Empreendedoras 2021

O Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) 2021 está com a pesquisa de percepção aberta para participação de alunos de graduação e recém-formados das universidades. A Unicentro é uma das mais de cem universidades brasileiras participantes e tem o ranking como um aliado no aperfeiçoamento de suas ações para se tornar uma universidade empreendedora.

Organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), o RUE é um dos principais rankings do país para mensurar a qualidade de excelência educacional que o estudante tem dentro da sua instituição de ensino para qualificar a universidade como empreendedora. Para alcançar esse patamar, uma universidade deve atingir a excelência nos seis pontos avaliados – cultura empreendedora, inovação, extensão, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro, em consonância com os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Falta ainda uma cultura empreendedora aqui no nosso país. Diante disso, essa confederação de empresas juniores criou esse ranking de universidades empreendedoras para que consiga fazer com que as universidades comecem a pensar Empreendedorismo como uma base para a formação dos nossos estudantes”, diz o diretor da campus Cedeteg, professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara, que está a frente do preenchimento do formulário do RUE na Unicentro.

O ranking é feito através da coleta e da análise de dados resultantes de três fontes: uma pesquisa de percepção que é respondida por estudantes de graduação de todo o país; a segunda fonte é uma coleta, por meio dos embaixadores (alunos voluntários), que visa obter informações autodeclaradas pelas universidades diretamente na plataforma da Brasil Júnior; e a terceira fonte são dados de fontes secundárias, a partir das informações já existentes.

Desde 2016, três rankings já foram realizados. A Unicentro aparece somente na última publicação, em 2019, e, mesmo sem ter participado oficialmente, conseguiu bons resultados. “Quando a gente fala dessas seis hélices para uma universidade empreendedora, a nossa universidade ocupa uma posição boa em Inovação, em Cultura Empreendedora, mas em algumas outras ela não está em uma boa condição, não tem uma condição ‘ótima’ ou ‘excelente’ para que tenha um [selo de] universidade empreendedora”, esclarece Ricardo.

Neste ano, representantes da Unicentro mapearam e atualizaram as bases de dados relacionadas aos critérios medidos pelo ranking. Graças a mapeamento, será possível diagnosticar quais áreas podem ser melhoradas, com o objetivo de oportunizar cada vez mais atividades de empreendedorismo durante a formação acadêmica na Unicentro. “Com base nesse ranking das universidades empreendedoras, é possível que nossas próximas ações sejam focadas para que a gente tenha uma universidade mais empreendedora; que os nossos alunos, nossos graduados, saiam com uma experiência e consigam empreender a sua empresa, trabalhar em uma empresa com experiência pré-adquirida aqui na universidade. Vamos incentivar, cada vez mais, que os cursos tenham as suas empresas juniores, que é uma forma de atuar empreendedoramente, falando já dentro da universidade na fase da sua graduação e, assim, a gente consiga formar melhor os nossos alunos, que a nossa universidade tenha uma posição melhor empreendedora e que a gente contribua para todo o ciclo da cadeia produtiva no qual a universidade faz parte na formação dos acadêmicos de qualidade”, avalia Ricardo.

Estudantes de graduação e recém formados da Unicentro podem responder a pesquisa de percepção do ranking no site do Ranking de Universidades Empreendedoras.