Semana de Estudos comemora Dia do Nutricionista na Unicentro

O dia do nutricionista foi muito bem lembrado na Unicentro. Isto porque a data foi marcada pelo início da 12° edição da Semana de Nutrição. O evento, como conta uma das organizadoras, a professora Paula Chuproski, engloba outras duas atividades – a segunda edição do Nutriday, evento que homenageia o dia do nutricionista e o 4° Encontro de Pesquisa em Alimentação e Nutrição. “Nós vamos ter as apresentações dos trabalhos, destes 74 trabalhos que tivemos selecionados. Esses trabalhos passaram por um crivo de uma comissão científica constituída pelos docentes do Denut (Departamento de Nutrição). Ficamos felizes que nossos alunos estão participando e outros apresentadores externos também. Isso mostra que nossos acadêmicos, os professores que orientam pesquisa, seja de TCC, de iniciação científica, projetos de extensão estão incentivando os acadêmicos a estarem divulgando esses trabalhos. É uma oportunidade para aqueles alunos ingressantes no curso estarem conhecendo o que os nossos alunos e professores têm de projeto de pesquisa”.

Além das apresentações de trabalhos, o evento, que segue até a próxima quinta-feira, 02, contará com diversas palestras, mesas-redondas e atrações culturais. O chefe do Departamento de Nutrição, professor Dalton Luiz Schiessel, destaca que o evento foi pensando para que os discentes possam ter o contato direto com características específicas das diversas áreas dentro da profissão. “O Departamento, esta e outras comissões, sempre estive empenhado em divulgar o conhecimento técnico e o conhecimento cientifico, que é algo importante para a formação de qualquer profissional. Aqui, nós tratamos de assuntos específicos da área de nutrição pela nossa característica. Mas, uma coisa que eu gosto de lembrar a todos é que dentro dessas características de conhecimento técnico que é a habilidade de cada profissional, do conhecimento cientifico que é dado especificamente a cada área e a cada profissional, nós temos também a ética, que é uma das características e habilidades de um profissional de sucesso na nossa profissão”, diz.

Umas das palestras que deu início a Semana Acadêmica foi ministrada pela professora Magda Ambros Cammerer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com o tema “As 34 Novas Especialidades da Nutrição”, a convidada buscou apresentar aos alunos as possibilidades de especialização que estão surgindo para os profissionais da área. “Eu sei que, muitas vezes, os acadêmicos pensam assim: ‘poxa está tão longe de mim’. Mas toda a trajetória de formação é feita desde o primeiro dia de aula na universidade. Então, a gente já começa a formar o profissional que seremos no futuro e isso é muito importante. Tendo em vista áreas de atuação ou área de especialidade que o nutricionista possa ter, eu acho que isso abrange muito e consequentemente favorece o engajamento dos acadêmicos na sua formação”.

Para a acadêmica Lidiane Lieseski, que está no 4° ano do curso,  a Semana de Estudos se mostra positiva, já que leva a uma aproximação maior entre alunos, professores, a área cientifica e o mercado de trabalho. “Acredito que, por ser um momento diferente das aulas, a gente acaba interagindo com diversas áreas diversas daquelas que estamos acostumados, com pessoas diferentes, com alunos que tem projetos e os professores que a gente não conhecia. A gente acaba conhecendo esses projetos dos professores, os alunos que participam, qual a ideia disso e sua importância, e agrega maior conhecimento para a nossa formação. A gente acaba conhecendo nova áreas”, sentencia.