Professora da Unicentro lança livro sobre arte de envelhecer sem seguir padrões

Deixar fluir o envelhecimento. Essa é a proposta reflexiva do livro recém lançado pela professora Cinthia Lucia de Oliveira Siqueira, do Departamento de Fonoaudiologia da Unicentro. “Envelhecimento aRtivo – a atitude estética como possibilidade de um longeviver criativo, potente e imprevisível” é o título da obra, que versa sobre um envelhecimento ancorado nas artes. O livro é resultado da pesquisa de doutorado da docente, em que ela observou um grupo de aproximadamente 30 idosas participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos. Tudo começou em 2014, quando a professora Cinthia teve a oportunidade de lecionar à senhoras de 60 a 92 anos a disciplina de Literatura e Teatro.

“Contrariando um pouco essa lógica e esse lema de atividade ou de envelhecimento ativo que muitas vezes mais aprisiona as pessoas no dito envelhecimento idealizado, o que a gente vivia nas aulas era um envelhecer inventivo, criativo, imprevisível ou ‘artivo’ – ‘artivo’ com R mesmo, como sugere o título – porque diz de um envelhecimento livre, um envelhecimento artista, um envelhecimento vivo, longe de qualquer padrão preestabelecido”, explica Cinthia.

O livro da docente da Unicentro apresenta a pessoa idosa sob uma perspectiva diferente, enfatizando a possibilidade de ressignificar experiências e vivenciar a velhice em uma temporalidade própria, com o uso da imaginação para a criação de modos alternativos de ser. “Viver a vida com arte é abrir-se às infinitas e múltiplas formas de nossa existência, porque a arte extrapola a realidade – parte dela, mas se aprofunda nela. A arte nos possibilita novos olhares, novas leituras, novas perspectivas de ser e estar no mundo. A arte aqui, enquanto um portal para a a criação de formas de existir diversas, que não neguem a condição da velhice, mas liberem as pessoas idosas para o infinito da vida, o eterno vir a ser, o eterno devir, o eterno vir a ser outra pessoa a cada dia”, esclarece.

Livro é de autoria da professora Cinthia

Além de pluralizar as percepções sobre o envelhecimento, descarregando-o de estigmas, o conteúdo do livro da professora Cinthia também funciona como uma importante contribuição para a atuação dos profissionais de saúde, em suas mais diversas especialidades, na sua relação com pacientes idosos. “Nós poderíamos começar por experimentar a arte e escapar das prescrições, provando uma vida mais poética, para assim, então, contaminar as pessoas que convivem conosco a uma vivência mais ousada, solta, autêntica, plural, diversa, espontânea e com mais vida. Em se tratando de pessoas idosas, eu creio que o caminho seja ajudá-las a se libertarem dos estigmas e preconceitos, das mesmices e opressões, em ditar caminhos ou sugerir hábitos de vida, atividades ou aprendizagens úteis, mas deixando essas pessoas a deriva de seus desejos e seus sonhos”, defensa a professora.

O livro “Envelhecimento aRtivo – a atitude estética como possibilidade de um longeviver criativo, potente e imprevisível” pode ser adquirido no site da editora Portal Edições e, em breve, estará disponível para empréstimo na biblioteca do Campus Irati da Unicentro.