Departamento de Comunicação Social promove aula inaugural

Departamento de Comunicação Social da Unicentro deu início, oficialmente, às atividade letivas de 2021 com a realização de uma aula inaugural. A jornalista e documentarista Sandra Nodari, que já atuou em empresas como SBT e Futura, abordou o tema “A era do audiovisual e o tratamento criativo da realidade”. “Falar sobre documentário – que é a minha grande paixão, tanto como pesquisadora, quanto como produtora de audiovisual – e dividir um pouco da minha experiência, das minhas pesquisas, do meu conhecimento com estudantes que têm vontade de, quem sabe profissionalmente, trabalhar nesse setor é sempre uma alegria”, contou a convidada.

Para a chefe do Departamento de Comunicação, professora Layse Nascimento, a palestra foi muito relevante para os alunos do curso, na medida em que puderam olhar com mais cuidado para essa área de produção e de conhecimento. “A professora Sandra falou muito sobre a pesquisa, isso é muito interessante, isso é muito relevante. Qualquer atividade que se faça, o ponto de partida é uma boa pesquisa, você buscar as informações necessárias. Então, quando ela se referia ao documentário, ela falava desse trabalho de pré-produção, de você fazer primeiro um levantamento, buscar os personagens, mergulhar no assunto, buscar várias informações e, aí sim, você partir para a produção deste documentário”.

Ruan Micael Sinhorin dos Santos é aluno do primeiro ano do curso de Publicidade e Propaganda. Ao final da palestra, ele afirmou que deve aproveitar muito dos conteúdos nas atividades da graduação. “Ela conseguiu trazer, para mim, essa sensação de como foi produzir os documentários. Foi muito bom essa ideia de terem trazido ela, gostei muito”.

O que chamou a atenção da Lilyan Vitória Santin Horst, aluna do primeiro ano de Jornalismo, foi o relato de Sandra sobre um projeto que trabalho com o vocabulário racista. Palavras que, muitas vezes, ainda são usadas no dia a dia. “Gostei de todas experiências que a professora Sandra dividiu com a gente. Em especial, o documentário que se chama “Não fale a língua do racismo”, que eu acho que é um documentário, um projeto muito especial, muito importante e que merece divulgado”.