Curso de Turismo promove aula inaugural e discute políticas públicas para a área

Esta semana, o Departamento de Turismo da Unicentro promoveu sua aula inaugural, com intuito de recepcionar os calouros e integrar os veteranos que fazem o curso noCampusUniversitário de Irati e no Campus Avançado de Prudentópolis. Para além de dar as boas vindas, mesmo que ainda de forma virtual,a aula teve como objetivo trazer conteúdos sobreTurismo e Políticas Públicas. “A aula inaugural é uma programação anual que nós temos para a turma dos calouros, em que a gente procura, neste momento, recepcioná-los em um evento específico, valorizando a chegada deles em nosso curso, e também um momento de interação entre os demais alunos do curso. Esse conteúdo discutido contribui para os alunos que vem desenvolvendo estágios em organizações municipais – conselhos e secretarias municipais, tanto de Irati e Prudentópolis – e também desperta para o tema das políticas públicas em prol do desenvolvimento do Turismo no âmbito municipal, regional e assim por diante”, conta o chefe do Departamento de Turismo, professor Ronaldo Maganhotto.

Além da integração dos alunos na participação da aula inaugural em si, o evento teve a contribuição de estudantes também para que sua realização fosse possível. Como parte das atividades da disciplina de Planejamento e Organização de Eventos, os alunos do segundo ano de Turismo participaram de diversas etapas da organização da aula inaugural do curso, sob coordenação da professora Dianine Censon,que ministra essa disciplina. A docente foi também moderadora do evento, que foi realizado em formato de mesa redonda, com convidados de diferentes regiões do país falando sobre políticas públicas no Turismo.

“Processos de políticas públicas estão relacionados com todos os momentos da atuação do turismólogo, que vai ser o nosso egresso. A temática vem daí e da tentativa de desmistificar a dificuldade de abordar processos políticos. Quando a gente tenta conversar sobre isso em uma linguagem um pouco mais tranquila, trazendo pessoas diferentes, eu acho que ajuda nessa tentativa de tentar tornar o tema um pouco menos espinhoso. Isso vai colaborar com a formação dos nossos alunos do curso, nessa tentativa de abrir horizontes, ouvir e ter contato com outras pessoas e conseguir pensar de forma menos fechada sobre os processos políticos”, avalia Dianine.

A aula inaugural do curso de Turismo contou com a participação dos professores Fábia Trentin, da Universidade Federal Fluminense, Rodrigo Cardoso da Silva, do Instituto Federal de Brasília e Vânia Quadros Nascimento, da Universidade Federal do Pará. Cada um deles falou sobre um tópico dentro da temática central do evento, abordando, respectivamente, Turismo e Governança, Orçamento e Emendas Parlamentares, e Avaliação das Políticas Públicas.

A professora Fábia Trentin, por exemplo, salientou que debater a respeito de políticas públicas em Turismo é um importante complemento dos conteúdos curriculares dos cursos na área. “É uma oportunidade de ampliar o entendimento da governança e iniciar ou dar continuidade a construção da compreensão acerca dos diferentes processos que envolvem os atores governamentais e não governamentais – a cooperação e colaboração entre eles na área do Turismo. Para que os turismólogos tenham mais clareza dos processos colaborativos, dos atores, do que fazer e como fazer para organizar uma estrutura de governança, qual a atuação da governança local e regional, se diferenciando, assim, entre os profissionais na gestão pública, seja em órgãos municipais de Turismo, conselhos, fundos municipais e na governança municipal”.

Com essa programação foi possível dialogar sobre políticas públicas no Turismo e as diversas etapas que as compõem – a elaboração, a execução e o resultado dessas políticas. A partir das perspectivas dos palestrantes da aula inaugural de Turismo da Unicentro, o estudante do segundo ano do curso Carlos Eduardo Budel refletiu sobre como essa temática está diretamente relacionada na atividade turística tanto de iniciativa pública, quanto a do âmbito privado. “Todos eles complementaram suas falas e fizeram considerações muito boas quanto a maneira como a política pública é importante para o Turismo se desenvolver tanto nas comunidades pequenas, como em grandes centros, ou se desenvolver em locais em que antes não era visto potencial turístico. Apesar de o Turismo ter muito a questão da iniciativa privada, das agências de viagem, das empresas do ramo turístico – o que é muito importante – , a gestão pública é importante até para as empresas privadas poderem ter um espaço maior para atuar, poderem ter um incentivo para abrir um negócio local. É uma coisa essencial mesmo para quem não pretende seguir carreira pública e quer montar uma empresa”.