Estudantes de Jornalismo da Unicentro são ganhadores do Expocom Sul 2021

A Unicentro foi uma das instituições de ensino superior premiadas no último Expocom Sul, que é a etapa regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes da área de Comunicação. Estudantes do segundo ano de Jornalismo foram premiados na categoria Produção Jornalística para Mídias Sociais, com um trabalho desenvolvido durante o primeiro ano do curso. O trabalho vencedor tem como título “Jor_UniEgressos – um perfil sobre jornalismo e jornalistas formados pela Unicentro” e foi representado na premiação pela aluna Emilly Daniele Martins de França.

Pensar um conteúdo específico para redes sociais foi um pouco mais complicado, porque nós sabíamos que não poderia ser nada muito extenso, nada com linguagem muito complexa, tinha que ser uma coisa informativa e atrativa. Foi desafiador juntar tudo isso. Foi o nosso primeiro Expocom e ter conseguido vencer nessa categoria mostra que a gente está no caminho certo. Assim, a gente fica mais confiante na hora de produzir nossos trabalhos e sentimos até que ficamos mais dedicados, porque a gente quer ser reconhecidos assim sempre”, conta a estudante sobre o trabalho.

O Jor UniEgressos é um perfil no Instagram (https://www.instagram.com/jor_uniegressos/) que tem como objetivo explicar como é o curso de Jornalismo da Unicentro e contar onde estão os profissionais que se formaram na universidade e hoje seguem carreira na área. A primeira etapa desse trabalho foi durante as aulas da disciplina de Jornalismo e Mercado de Trabalho, quando os estudantes tiveram a chance de conversar, de maneira remota, com os egressos do curso. Na sequência, os alunos elaboravam pautas e entravam novamente em contato com os jornalistas para reunir material extra para a produção de postagens nas redes sociais.

Cada dupla ou trio teria que escolher um jornalista com quem a turma já tinha conversado para fazer as publicações sobre aquela pessoa. A conversa de apresentação era mediada pela professora e, então, podíamos fazer perguntas se quiséssemos saber mais alguma coisa. Esses primeiros contatos foram gravados e disponibilizados para a gente. Então, reassistíamos toda a conversa, entravamos em contato com o jornalista e pedíamos mais informações, fotos, vídeos sobre o dia a dia da pessoa, para que tivéssemos um conteúdo bem rico”, descreve Emilly.

A orientadora do trabalho vencedor do Expocom Sul foi a professora da disciplina de Jornalismo e Mercado de Trabalho, Ariane Pereira. Ao longo das aulas, ela e os estudantes foram pensando maneiras de compartilhar com mais pessoas os assuntos discutidos na disciplina com a participação dos egressos da Unicentro e chegaram nas redes sociais como o meio mais adequado para a produção e recepção desses conteúdos. “A decisão pela produção de materiais para o Instagram, para redes sociais, se deu pela possibilidade de os alunos estarem, simultaneamente, executando etapas do processo de produção jornalístico – que vão da apuração, redação, finalização, pós-produção, produção de vídeos, até as artes para o feed e para os stories – mas, sobretudo, porque o Instagram tem uma linguagem muito próxima do jovem que vai fazer o Vestibular da Unicentro. Como nós gostaríamos de conversar com os estudantes que se preparam para o Vestibular, o PAC e o Enem, o Instagram foi um caminho bastante profícuo para isso”.

Segundo a professora Ariane, o Expocom Sul é a etapa da premiação com maior quantidade de trabalhos concorrentes, em comparação às outras quatro regiões do país. Além disso, a vitória da Unicentro nesta categoria merece destaque ainda por outro motivo. “Ter um trabalho vencedor no Expocom Sul em uma categoria nova – é a primeira vez que tem essa modalidade de Jornalismo para mídias sociais – é uma alegria, porque mostra que o que a gente está pensando na Unicentro para o curso de Jornalismo, enquanto formação desses estudantes, é o que profissionais e professores gostariam de ver efetivamente sendo feito por esses estudantes”.

O Expocom é integrante da programação do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, um evento da Intercom, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que é realizado anualmente em edições regionais e, depois, em um grande evento nacional. O Jor UniEgressos segue agora para a etapa nacional, onde os ganhadores das cinco regiões do Brasil disputam o prêmio. A revelação dos grandes vencedores do Expocom será no dia nove de outubro, durante o Congresso da Intercom.