Unicentro arrecada mais de 6.500 quilos de alimentos e de 9.700 peças de roupas

Unicentro arrecada mais de 6.500 quilos de alimentos e de 9.700 peças de roupas

Para além de promover transformações no âmbito do ensino e da pesquisa, a Unicentro também está sempre preocupada emestender sua atuação à comunidade, buscando impactar positivamente na vida das pessoas. A mais recente ação neste sentido foi desenvolvida por estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis do campus Irati e da unidade avançada de Prudentópolis, quearrecadaram toneladas de alimentos e milhares de roupas para destinar àpopulação em situação de vulnerabilidade social da região.

“Foi uma iniciativa de professoras de Ciências Contábeis sensibilizadas pela condição, principalmente a partir do mês de maio de 2021, da situação de parte das unidades de saúde da região, bem como o conhecimento de que muitas famílias se encontravam numa situação de vulnerabilidade maior”, discorre sobre os objetivos da realização desta ação a coordenadora da campanha “Sua Solidariedade Também Contagia”, professora Marinês Taffarel.

A partir da demanda apresentada pelas secretarias de Assistência Social da região, aarrecadação solidária do curso de Ciências Contábeis teve como prioridade a coleta de alimentos não perecíveis, mas também outros itens, como agasalhos e cobertores. Em um mês de campanha, foram doados, nos 80 pontos de coleta distribuídos em dez municípios da região, um total de 6.546 kg de alimentos, 9.730 peças de roupas, 151 pares de calçados e 362 cobertas. Tudo isso foi possível graças ao esforço de estudantes e professores da Unicentro, que acreditam que intervenções comunitárias como esta são parte importante da formação profissional.

“Esse evento é mais uma oportunidade de estarmosmostrando e conscientizandoa importância da solidariedade, da empatia e contribuindo para a formação humana e profissional dos nossos acadêmicos, sempre envolvidos e comprometidos com causas sociais, buscando uma sociedade mais justa, mais igualitária, principalmente nesses momentos difíceis, como o que estamos vivendo em função da pandemia”, avalia Marinês.

A campanha “Sua Solidariedade Também Contagia” contoucom representantes discentes em dez municípios da região de Irati. Os estudantes estiveram envolvidos em diversas etapas da ação. Foram eles que fizeram contato com empresários e, também, a divulgação da campanha em redes sociais para que o alcance fosse ainda maior. A acadêmica do quarto ano de Ciências Contábeis da Unicentro Mayhara Cristine Dias Alves de Oliveira, que mora em Teixeira Soares, acredita que aparticipação em ações como a campanha de arrecadação de seu curso colaboram para que asuaformação profissional ultrapasse teorias e desenvolva, também, o viés solidário em suas relações em comunidade. “Esse tipo de campanha vem com o propósito de ajudar e promover emnós, acadêmicos, uma conscientização maior, uma empatia de olhar para a necessidade do outro e entender que o outro também sofre, passa por dificuldades diferentes das nossas, ou algumas vezes parecidastambém. Assim, nostornamos profissionais cada vez mais humanos, com a capacidade de olhar para o outro e pensar em estratégias a serem desenvolvidas para reduzir os impactos negativos na vida das pessoas”.

Postos de arrecadação foram montados em dez municípios da região de Irati

Agora, as doações estão sendo repassadas às Secretarias de Assistência Social dos municípios que participaram da campanha. Em Irati, por exemplo, foram arrecadados e repassados mais de300 kg de alimentos e 500 peças de roupas. A secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich, acreditaque campanhas como a da Unicentro beneficiam mutuamente quem recebe e quem doa. “Esses donativos vem como importante complemento na garantia dos direitos mínimos da população, visto que com a pandemia, a desigualdade social e a fome têm sido acentuados. Ações como esta são importantes não somente pelo fato de levar alimentos, roupas para aqueles que mais precisam, mas, como o próprio nome da campanha coloca ‘Sua Solidariedade Também Contagia’, solidariedade, empatia e partilha são atitudes que fazem a diferença, em especial neste momento que estamos vivenciando”.

Outro município beneficiado foi Rio Azul, com a doação de 750 peças de roupas, mais de 190 kg de alimentos e 119produtos de higiene.A secretária de Assistência Social do município, Ghessi Buco, salienta que os donativos vieram em um momento importantepara auxiliaras famílias que mais necessitam. “As doações irão beneficiar muitas famílias do município. Percebemos que durante a pandemia, houve um aumento muito grande do benefício eventual. Muitos chefes de família ficaram desempregados, então a renda diminuiu bastante. As doações chegaram na hora certa”.

O secretário da Família e Desenvolvimento Social de Teixeira Soares, Adriano Pitter Heinen, elogiou a iniciativa da Unicentro em realizar acampanha de arrecadação na região.“A Unicentro sempre dando o exemplo, porque precisa ter quem dê o pontapé inicial, e isso, às vezes, é difícil. A gente faz nos municípios, mas quando passa a ser regional, quando passa a ser uma ação descentralizada, eu acho que acrescenta mais, as pessoas e comércios verificam isso. Achei que foi ótima e as próximas campanhas podem ser maiores ainda”.

Para a realização da campanha, o Departamento de Ciências Contábeis contou com aparceria da Amcespar, que é a Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná, e com as Assistências Sociais dos dez municípios que acompõem – Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. Oprefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Júnior Benato, destaca a importância da união de forças para ajudar o próximo, como esta promovida com a Unicentro.“Eu fiquei muito entusiasmado com a campanha envolvendo toda a nossa região. Todos os municípios da Amcespar unidos nessa campanha desenvolvida de forma regional, com certeza o êxito é muito maior, porque a divulgação ficou muito mais ampla e, realmente,o objetivo dela foicumprido de uma forma mais eficaz, arrecadando muitos benefícios às pessoas que precisam”, finaliza.

Deixe um comentário