Estudantes de Ensino Médio fazem as provas do PAC Unicentro, nesse domingo

A Unicentro realizou hoje (1), as provas do PAC, que é o Programa de Avaliação Continuada. Nessa etapa do processo seletivo seriado, fizeram a prova apenas os estudantes que estão cursando a primeira ou a segunda série do Ensino Médio. “Para o PAC 1, os estudantes que estão no primeiro ano do Ensino Médio; e o PAC 2, para os estudantes do segundo ano do Ensino Médio”, pontua a coordenadora de processos seletivos, Maria Aparecida Mores.

De acordo com Maria, 81% dos candidatos inscritos realizaram a prova, que foi composta por questões de múltipla escolha, distribuídas entre as disciplinas de Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês ou Espanhol, Língua Portuguesa, Matemática e Química, além da redação. “Os candidatos tiveram quatro horas de prova para resolver um total de 50 questões, mais a redação, tanto para o PAC 1, quanto para o PAC 2, diferentes apenas nos conteúdos”, explica.

Os tipos de redação também foram diferente em cada etapa. Os candidatos do PAC 1, por exemplo, poderiam escrever um texto narrativo com foco na convivência e no vínculo afetivo existente entre uma criança e seu animal de estimação. Ou ainda, optar por escrever um texto narrativo, baseado no texto “Sabedoria de tartaruga”, de Marcos Losnak.

Para os candidatos do PAC 2, a primeira opção de tema pedia que desenvolvessem um texto dissertativo-argumentativo, defendendo sua posição quanto à importância dos monumentos históricos para a perpetuação da história. Já para a segunda opção de tema, os candidatos tiveram três textos de apoio com posições divergentes sobre a máxima “Os fins justificam os meios”. A partir deles, deveriam defender seu ponto de vista sobre o assunto, com a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo. “Foram temas diferentes e tipologia textual diferente também”, pontua Maria.

Para se preparar para a prova, a estudante Estefani Gomes, da cidade de Palmeira, trocou ideias e conteúdos com uma colega de turma. “Eu me preparei estudando com uma amiga minha, que estuda no mesmo colégio que eu. A gente refez as provas antigas”.

A avaliação foi aplicada em 14 locais, distribuídos em sete cidades – Guarapuava; Irati; Chopinzinho; Coronel Vivida; Laranjeiras do Sul; Pitanga; e Prudentópolis. Em todos os locais, destaca a coordenadora de processos seletivos, as provas ocorreram dentro da normalidade esperada. Ela também reforça que todos os protocolos de biossegurança para evitar o risco de contágio por coronavírus foram seguidos. “Nós cumprimos o protocolo de biossegurança, então, recolhemos somente os candidatos com máscara, e a equipe também estava com máscaras. Fizemos a utilização do álcool 70%, todo o tempo para fazer a higienização. Também ocupamos 50% da capacidade de cada sala para colocar os candidatos, e fizemos a aferição de temperatura na entrada”, detalha.

O candidato do PAC II João Pedro Rolim de Moura avaliou positivamente os protocolos de biossegurança contra a disseminação do coronavírus adotados pela Unicentro. “Eu senti que estava bem tranquilo com o fato de proibir a alimentação na sala, para evitar de tirar a máscara, ter o álcool em gel. Eu me senti tranquilo e seguro”.

Estreando no PAC, a estudante Clara Consulin, do município de Wenceslau Braz, contou que escolheu a Unicentro para tentar uma vaga nos cursos de graduação por ser uma universidade referência em qualidade. “Eu já ouvi muitos relatos de ser uma faculdade ótima. Também tive influência de alguns parentes que conhecem a universidade, então estou tentando agora o processo seletivo”, comenta Clara.

A previsão é de que as notas referentes às etapas 1 e 2 do PAC sejam divulgadas já no próximo mês, pelos canais oficiais da Unicentro. Já o gabarito provisório e o caderno de questões devem estar disponíveis no site unicentro.br/pac a partir de amanhã, segunda-feira (2).