Ciclo de palestras marca início do ano letivo do curso de Engenharia de Alimentos

O Departamento de Engenharia de Alimentos da Unicentro realizou um ciclo de palestras marcando o início do ano letivo. A live preparada para dar boas vindas aos calouros e veteranos do curso, também atraiu formandos de outras universidades do país. A primeira palestra teve como tema “O que será de nós amanhã?” e foi ministrada pelo professor e gerente de inovação da empresa Duas Rodas, Fernando de Jesus. A conversa teve como foco indagar os participantes e levá-los a refletir sobre o futuro pessoal e profissional, direcionado para a inovação. “O futuro é sempre um convite para a gente exercitar oportunidades que podem ou não fazer sentido para a nossa realidade e para o nosso negócio”, afirma Fernando, trazendo exemplos variados da história e de períodos recentes, como o da pandemia.

Fernando destacou a importância de se manter aberto ao conhecimento e à experiências novas, principalmente nesse momento em que o mundo e todas as áreas vem experimentando uma nova dinâmica em meio a uma revolução digital. “Quando a gente começa a experienciar futuros, a gente começa a desenvolver visões que a gente não tinha sobre aquelas oportunidades e vai se preparando para quando elas chegarem, independente de qual negócio a gente esteja atuando, que a gente esteja preparado para enfrentá-las”, diz.

Egressa do curso de Engenharia de Alimentos, Patrícia Tozatti, contou um pouco da sua trajetória entre a graduação na Unicentro, intercâmbio e doutorado em universidades canadenses e seu ingresso na área da inovação, por meio da palestra intitulada “Multicarreira: da Engenharia à Inovação”. Enquanto estava no Canadá, cursando doutorado em Food Science (Ciência dos Alimentos), Patrícia descobriu que era possível unir a pesquisa ao empreendedorismo. Fundou e ganhou destaque em diversas startups. De volta ao Brasil, hoje ela é líder na área de aceleração e incubação da Hot Milk, ecossistema de inovação da PUC-PR.

Uma das convidadas foi Patrícia Tozatti, egressa do curso

Para mim, ficou muito claro depois de ter participado de todo esse processo até chegar em 2020 que existe e precisa existir uma conexão muito forte entre a pesquisa e o empreendedorismo. Quando você vai fazer pesquisa, você tem um problema, você tem uma hipótese, você vai validar e você vai ter uma solução. E em uma startup, em uma empresa, acontece exatamente da mesma forma”, avalia.

Questionada sobre a decisão mais difícil que tomou nesse caminho, Patrícia destaca a importância de fazer escolhas e de acolher conselhos. “Teve horas que eu tinha muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Teve épocas que eu tinha o doutorado e mais três empregos e chegam momentos que você tem que parar e dizer ‘não’. Se eu não deixar alguma coisa de lado, eu não vou conseguir focar. Os meus maiores desafios estavam no momento em que eu pegava muita coisa, queria abraçar o mundo e eu tinha que parar, me organizar, buscar uma mentoria, conversar com alguém que é da área. Acho que os mentores que a gente vai encontrando pelo caminho é [algo] maravilhoso. Eu fui minada de pessoas que foram muito boas para mim”.

A live está disponível no canal do Departamento de Engenharia de Alimentos no Youtube.