Mestrado e doutorado em Agronomia estão com inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unicentro está com inscrições abertas para ingresso no segundo semestre da turma 2021 do curso de mestrado e doutorado. Nesse segundo momento, serão ofertadas 15 vagas para o mestrado e nove vagas para o doutorado. Segundo o coordenador do PPGA, professor Jackson Kawakami, os candidatos poderão escolher entre duas linhas de pesquisa. “Nós temos aqui uma área de concentração que é Produção Vegetal e duas linhas de pesquisa, essas linhas de pesquisa são em Grandes Culturas e Horticultura. Em Grandes Culturas, nós fazemos pesquisas relacionadas às culturas como soja, milho, feijão, batata. Enquanto na área de Horticultura existe pesquisas, principalmente, na área de fruticultura e olericultura, que seriam as hortaliças”.

O professor Jackson destaca que o programa tem como objetivo a formação através de um caráter multidisciplinar, dando ao pós-graduado a oportunidade de trabalhar em diversas áreas ligadas à agronomia, desde a pesquisa até a prestação de serviços para produtores. “Nós temos como objetivo formar profissionais que sejam capacitados para resolver problemas ligados à área de agronomia, de produção vegetal, de agricultura.  Eles podem atuar em várias áreas, desde a parte de pesquisa em instituições, na parte de ensino em universidades e faculdades, e em extensão também. Então, nossos profissionais acabam também atuando na parte de prestação de serviço, de assistência técnica a produtores”, esclarece.

Outro aspecto elencado pelo coordenador do programa é o empreendedorismo, assunto cada vez mais buscado pelos profissionais, e que é abordado também dentro da pós-graduação. “Cada vez mais a gente quer formar alunos que possam empreender, no sentido de abrir o seu próprio negócio, para que possa utilizar todo seu conhecimento adquirido no Programa de Pós-Graduação para alavancar o progresso e o desenvolvimento agrícola aqui da nossa região, do nosso estado e do nosso país”, complementa Jackson.

A seleção para o mestrado e doutorado em Agronomia ocorrerá em duas etapas: uma é a indicação do orientador; em segundo lugar, a fase classificatória, em que será analisado e pontuado o currículo do candidato. O coordenador do PPGA destaca a atenção que o candidato deve ter desde a primeira etapa, já que é obrigatório que os candidatos entrem em contato com o possível orientador, antes do processo de seleção. Isso porque o formulário de inscrição só será aceito se tiver a assinatura do pesquisador do PPGA ou um e-mail de aceite do mesmo. “Com concordância do orientador, ele vai para a segunda etapa – que seria a análise do currículo. Nessa análise de currículo existe uma nota mínima para ele atingir, para que possa passar. Caso ele atinja a nota mínima, ele vai para terceira e última etapa que é, na verdade, a disputa entre os candidatos de cada orientador. Por exemplo, se o orientador tem uma vaga e três candidatos, aquele candidato que tiver a maior nota vai ser o selecionado”, detalha.

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Agronomia seguem abertas até o dia 31 de julho e são feitas exclusivamente pela internet, através do portal de eventos da Unicentro. O edital completo pode ser conferido no site do PPGA.