Solenidade marca entrega do projeto da Energisa que proporcionou melhorias na iluminação do campus Cedeteg

O campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu uma placa alusiva ao Programa de Eficiência Energética, da concessionária Energisa. Graças ao projeto, o campus teve toda sua rede de iluminação interna e externa substituída por luminárias de LED. A solenidade, que contou com a presença do reitor da Unicentro, do diretor e da vice-diretora do campus, do representante da Energisa e de membros da comunidade universitária, marcou a entrega do projeto de eficientização da iluminação local. Pela iniciativa, a Energisa substituiu 5.463 lâmpadas do campus, beneficiando a universidade com a tecnologia LED, que proporciona maior luminosidade, segurança e redução do valor da conta de luz.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, agradeceu a Energisa e espera que seja a primeira parceria de muitas. “Essa parceria com a Energisa trouxe esta melhoria para a nossa universidade e eu acredito que é a primeira dentre outras que virão. Fomos muito felizes com este chamamento, onde fomos contemplados para a substituição das lâmpadas. Isso com certeza trouxe e trará muitos benefícios para a nossa universidade, porque além da luminosidade, que melhorou muito, também trouxe essa melhoria para o meio ambiente”, disse.

Além da economia de energia e de recursos que as lâmpadas de LED proporcionam, o projeto também se encaixa na campanha de sustentabilidade promovida pela Unicentro no seu aniversário de 31 anos. “Nós lançamos o ano temático, que se estenderá por um ano, até junho do próximo ano. Nossa ideia é trabalharmos com temáticas específicas e esse primeiro ano temático nós vamos trabalhar com a sustentabilidade, que nós sabemos que um mundo sustentável é um mundo com mais saúde para todos. Nossa ideia é trabalharmos com a sustentabilidade com diversas ações”, destacou o reitor.

Placa marca a mudança das lâmpadas

O gestor de clientes da Energisa Sul-Sudeste, Reinaldo Juliani, entregou a placa alusiva ao projeto e destacou a importância da iniciativa para a concessionária e a economia de recursos da universidade. “É muito importante para a Energisa, do ponto de vista de responsabilidade socioambiental, porque ela tem na sua política uma meta de estar inserida no meio e respeitando o meio ambiente. É muito significante porque a empresa preza muito por isso em todas as áreas de concessão onde ela atua. Por exemplo, aqui no Cedeteg foram substituídas lâmpadas fluorescentes, lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED. Então, dá uma economia considerável, além da durabilidade e o produto ser ambientalmente correto”, destaca Reinaldo, acrescentando que a Energisa investiu mais de R$ 264 mil na troca das luminárias de LED.

Egresso da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (Fafig), uma das instituições que deu origem a Unicentro, Reinaldo enfatizou o orgulho de voltar a Unicentro anos depois com essa boa notícia. “A gente vê o pessoal aqui daquela época e é uma nostalgia, é uma sensação de realização, de você ter podido fazer um curso em uma instituição, que na época não era universidade ainda, era uma faculdade, logo em seguida se transformou em universidade, que hoje é uma das melhores do Brasil. Então, isso é um orgulho para a gente também, como aluno de tempos atrás fazer parte desta história”, afirmou.

O diretor do Campus Cedeteg, professor Ricardo Miyahara,  elencou os vários benefícios ocasionados pelo projeto. “Essa troca de lâmpadas causou economia na energia e maior eficiência. Saem ganhando também os alunos, porque as salas serão melhor iluminadas. Então, a parte pedagógica será facilitada. E outra parte importante é a de segurança, vários pontos que estavam escuros ou mal iluminados, hoje estão bem iluminados. No Cedeteg, antes desse projeto da Energisa e agora, se nota uma diferença muito grande”.