Resultado de pesquisa conjunta Unicentro-TRE é publicada na revista Paraná Eleitoral

A revista Paraná Eleitoral, que trata da ciência política e do direito eleitoral, completou 65 anos. E foi pensando nessa comemoração que a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná publicou o especial Jubileu de Safira, contemplando o “Atlas Eleitoral do Paraná” relativo às eleições para governador do estado entre 1945 e 1982. A pesquisa foi elaborada a partir de uma parceria entre o Departamento de Geografia de Guarapuava e de Irati da Unicentro, o Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, o TRE, através do servidor Daniel Galuch Junior.

A professora do Departamento de Geografia, Márcia da Silva, que coordenou os estudos no âmbito acadêmico, explica que o projeto foi pensado durante algum tempo e teve seus dados compilados durante mais de um ano. “A ideia foi se consolidando, fomos conversando sobre. No início, Daniel nos disponibilizou, com autorização do TRE, uma gama de materiais, material bruto, para que nós pudéssemos fazer a lapidação, a análise no sentido de transformar tudo isso em mapas e em textos. Então, esses materiais de diferentes origens, fotografias também do arquivo histórico, foram compilados por mais de um ano pelos alunos aqui do Gepes, do nosso grupo de pesquisa, alunos de iniciação científica, de mestrado e doutorado, de pós-doutorado sob a minha supervisão e da professora Karla Brumes”, conta.

Segundo a professora Márcia, o material passou por diversas etapas para que se chegasse ao resultado final publicado na revista Paraná Eleitoral, que buscou entregar a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, dados importantes sobre a história política do Estado de forma clara e objetiva.“A primeira etapa foi a análise dos dados, todos os dados brutos cedidos pelo Daniel, do TRE. Depois, no segundo momento, foi o georeferenciamento de todos esses dados – a organização, a conferência número a número. E, em um terceiro momento, nós produzimos os mapas –  a parte desses dados já conferidos, já organizados. Então, foi um trabalho muito minucioso e muito detalhado de organização desses dados, da transformação dos mesmos em mapas”.

O servidor do TRE e responsável pela ideia do Atlas, Daniel Galuch Junior, explica que esse era um sonho antigo, já que o mesmo sempre procurou trabalhar com os estudos eleitorais. “A ideia surgiu da necessidade do resgate da memória de eleições. As eleições, elas são interpretadas pelo direito, pela geografia, pela história, pela ciência política, pela sociologia. Já que o Departamento e o Mestrado em Geografia já tinham os pesquisadores que trabalhavam com o resultado in loco, surgiu uma parceria natural entre este servidor e o grupo Gepes”.

Daniel ainda destaca que a produção do material demonstra a importância das parcerias entre as instituições públicas, que tem como objetivo a contribuição com a coletividade. “O desenvolvimento desta obra nada mais é que o cumprimento da nossa função, que é organizar e divulgar resultados eleitorais e a universidade ter a capacidade de interpretar esses resultados e mostrar materiais de qualidade para as questões referentes ao estudo do voto”, avalia.

Agora, o TRE e a Unicentro seguem com a parceria em um novo convênio, através de mais um levantamento, dessa vez relacionado aos votos para presidente da República de 1945 até 1992.