Professora da Unicentro participa da elaboração do Guia de Atividade Física para a População Brasileira

Professora da Unicentro participa da elaboração do Guia de Atividade Física para a População Brasileira

A professora Maria Angélica Binotto, do Departamento de Educação Física do Campus Irati da Unicentro, participou de um marco histórico para a promoção da saúde e melhoria na qualidade de vida no país. A docente foi uma das envolvidas na elaboração do primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Lançado na semana passada, o guia foi constituído em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde e a Universidade Federal de Pelotas, que reuniu 70 pesquisadores da área da atividade física relacionada à saúde.

“Esse documento é direcionado à população brasileira, com o foco na promoção da saúde por meio da atividade física e, ainda, procura subsidiar os profissionais gestores do Sistema Único de Saúde, o SUS, para o aumento dos níveis de atividade física dos brasileiros. Ressalto que a adesão a um estilo de vida fisicamente ativo não depende somente de uma decisão individual, mas de oportunidades e da relação de diversos fatores individuais, coletivos, ambientais, sociais, culturais, econômicos e políticos”, explica a docente.

O Guia de Atividade Física para a População Brasileira, é composto de dois documentos – um manual principal e um suplementar, voltado aos gestores e profissionais de saúde. De acordo com a obra, a atividade física pode ser feita em diversos momentos da rotina – no tempo livre, durante deslocamentos, nas atividades de trabalho ou estudos e nas tarefas domésticas.

“Participei do grupo de trabalho Domínios da Atividade Física, que, juntamente com outros pesquisadores, um membro do comitê científico e um técnico do Ministério da Saúde, construíu o primeiro capítulo do guia, denominado Entendendo a Atividade Física. A realização incluiu uma revisão da literatura para a busca de evidências científicas, na sequência foram realizadas escutas com especialistas por meio de questionários eletrônicos e, por fim, a consulta pública com o objetivo de tornar pública a versão elaborada e receber contribuições da sociedade”, conta a professora Maria Angélica sobre as etapas de construção do conteúdo.

Foram elaborados dois documentos – um para a população em geral e outros para profissionais da saúde

O informativo considera as particularidades e a diversidade da população brasileira abrangendo diversos ciclos da vida – crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos, mostrando as características de crescimento e desenvolvimento e os benefícios da atividade física para cada ciclo. O Guia de Atividades Físicas para a População Brasileira também tem capítulos com indicações para gestantes e mulheres no pós-parto e pessoas com deficiência, além de trazer sugestões para a educação física escolar. Neste sentido, a publicação sugere atividades aeróbicas, de força e equilíbrio, além de informar sobre a quantidade e a intensidade recomendadas para cada grupo. “Esses capítulos”, complementa, “contemplam informações referentes a porquê você deve fazer atividade física, quais são as atividades que poderão ser realizadas, orientações para a prática, como reduzir o comportamento sedentário e informações sobre rede de apoio para incluir a atividade física na rotina das pessoas”.

O Guia de Atividade Física para a População Brasileira está disponível em formato digital em português, inglês e espanhol, em braile e ainda em versão de audiobook. O acesso para baixar e ler o guia é pelo site aps.saude.gov.br/biblioteca/index.

Deixe um comentário