Curso de Jornalismo da Unicentro tem seis trabalhos finalistas no Expocom Sul

A Unicentro tem seis trabalhos finalistas no Expocom Sul 202l, que é a etapa regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes da área de Comunicação. O Expocom é uma das programações do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, um evento da Intercom, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que é realizado anualmente em edições regionais e, depois, em um grande evento nacional.

Um dos finalistas é o trabalho “Edição 01 – a produção laboratorial em telejornalismo durante a pandemia de Covid-19”, que concorre na categoria Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo. O estudante de Jornalismo da Unicentro Matheus Ribeiro Hansen, que é quem representa a turma no Expocom, explica como foi produzir um telejornal de forma remota. “O processo de produção do Edição 01, desde o começo, soou como um desafio – tanto para mim, quanto para o resto da turma, porque a gente nunca tinha feito um telejornal ao vivo e fazer isso pela primeira vez de casa, sem o auxílio do estúdio e dos equipamentos, fez parecer muito difícil produzir um conteúdo de qualidade. No final, acabou dando tudo certo, graças ao esforço do conjunto da turma e pela orientação da professora Ariane, que auxiliou a gente durante toda a produção”.

Sem as filmadoras profissionais e as ilhas de edição da universidade, os estudantes precisaram incorporar tecnologias alternativas, como celulares e computadores pessoais, para se adaptar ao novo modo de produzir um telejornal, assim como as redações das emissoras tiveram que fazer neste momento de pandemia. A orientadora do trabalho e professora da disciplina de Telejornal-Laboratório Ariane Pereira acredita que o desafio desta experiência é bastante válido para a carreira dos estudantes de Jornalismo da Unicentro. “Esses estudantes estarão saindo da universidade com essa experiência, que é a mesma experiência que os jornalistas das redações tiveram. Eles tiveram em tempo real, simultaneamente, os mesmos desafios dos jornalistas que estão no mercado de trabalho e assim, como esses jornalistas, estes estudantes também conseguiram cumprir a sua tarefa principal, que é buscar a informação e levá-la até o público”.

Um dos trabalhos finalistas é o telejornal-laboratório Edição 01

A professora Ariane orientou ainda outros dois trabalhos finalistas do Expocom Sul – a Produção Jornalística para Mídias Sociais “Jor UniEgressos – um perfil sobre jornalismo e jornalistas formados pela Unicentro”, que tem como aluna líder Emilly Daniele Martins de França, e o Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Áudio e Rádio intitulado “Vozes que se calam – O mito de Cassandra e o descrédito feminino no mundo moderno”, produzido pela estudante MayaraMaier.

A Unicentro também teve trabalhos finalistas do prêmio na categoriaJornal-laboratório, com o “Jornal Porta-Voz”, representado pelo aluno João Guilherme de Lima Lacerda e orientado pelo professor Franco Iacomini Junior, e na categoria Filme de Não Ficção/Documentário/Docudrama com o curta-metragem “Divagações da Pandemia”, sob liderança da estudante Amanda Rodrigues Silva e orientação do professor Lucas Pullin.

E como não faltam criatividade e dedicação aos alunos de Jornalismo da Unicentro, a universidade é finalista também na categoria Game, de Produção Transdisciplinar, com um jogo de tabuleiro chamado Eticalizando.“O nosso projeto consiste em um jogo baseado na ética profissional dos jornalistas. A gente se baseou no Código de Ética e o objetivo do jogo, desde que pensamos na proposta, é que o jogador faça uma investigação e conheça cada situação, sabendo identificar os detalhes, onde o jornalista pode estar infringindo, mas também onde a sociedade está interferindo na profissão do jornalista. A gente analisou situações de interesse público, de manipulação da mídia, de fake news e, principalmente, de sensacionalismo”, explica a aluna líder do trabalho Luana Caldas Martins.

O jogo Eticalizando traz exemplos de casos reais aliados a uma análise teórica do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. O trabalho foi fruto da disciplina Ética e Deontologia do Jornalismo, ministrada pelo professor Sergio Marilson Kulak. O docente acredita que a produção colaborou para desenvolver a proatividade de seus alunos.“Esses projetos são fantásticos do ponto de vista da aprendizagem, porque a gente trabalha com a noção de Metodologia Ativa, por meio do conceito de Gamificação. O grupo teve que ter um protagonismo bastante forte para desenvolver um jogo de qualidade para ser finalista do prêmio Expocom. Neste sentido, as alunas tiveram que revisar todos os conceitos e conteúdos trabalhados na disciplina de Ética e Deontologia do Jornalismo e articular isso de maneira que ficasse interessante para o jogo”.

O resultado da premiação do Expocom Sul sai no dia seis de agosto, durante o congresso Intercom Inter-regiões, que ocorrerá na modalidade virtual. Se vitoriosos, os trabalhos seguem para a etapa nacional, em que trabalhos ganhadores das cinco regiões do Brasil disputam o prêmio. A revelação dos grandes vencedores do Expocom será no dia nove de outubro, durante o Congresso da Intercom.