Unicentro recebe inscrições para exame de proficiência até 20 de julho

Unicentro recebe inscrições para exame de proficiência até 20 de julho

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro está com as inscrições abertas para o Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira. O exame, como destaca a professora Maria Cleci Venturini, coordenadora do PPGL, tem como público-alvo estudantes e candidatos a programas de pós-graduação que precisam comprovar proficiência quanto à compreensão de textos acadêmicos em língua inglesa, espanhola ou francesa. “O exame de proficiência é para avaliar se os pós-graduandos conseguem ler em língua estrangeira. No mestrado, todos os pós-graduandos precisam ter proficiência em uma língua estrangeira e, no doutorado, em duas línguas estrangeiras”.

As inscrições para o exame podem ser feitas até o dia 20 de julho, de forma on-line, pelo endereço eventos.unicentro.br/site/examedeproficiencia/2021. O valor da inscrição é de 80 reais. A aplicação da prova, segundo edital, será no dia 31 de julho, no campus Santa Cruz da Unicentro, em Guarapuava. “A prova se estrutura de cinco questões, que são respondidas em português. Nós colocamos resumos de diferentes áreas e os candidatos vão interpretar. É uma resposta de interpretação. A resposta, na verdade, está dentro do resumo porque esse resumo é tirado de artigos científicos. Então, o objetivo é saber se a pessoa sabe ler e extrair informações que são necessárias para um pesquisador de qualquer área”, explica sobre a prova a professora Cleci.

Como a prova será presencial, a professora Maria Cleci ressalta que serão seguidos todos os protocolos de segurança para a prevenção ao coronavírus. Entre as recomendações do edital estão o uso de máscara durante todo o tempo em que candidato estiver no campus e a proibição do consumo de alimentos durante a prova. Além disso, os candidatos devem trazer as próprias canetas. “A Direção de Campus vai higienizar todas as salas; nós vamos colocar, no máximo, 15 pessoas em cada sala; e deixar com bastante ventilação, seguindo todos os cuidados”.

A professora ainda reforça o convite para a realização do exame falando sobre a importância da comprovação da habilidade de leitura em língua estrangeira dentro dos programas de pós-graduação. “O exame de proficiência é obrigatório nos cursos de pós-graduação. Cada curso e cada instituição determina se a prova é feita antes de realizar a prova de ingresso, se é um pré-requisito para o ingresso no curso de pós-graduação ou se eles fazem no decorrer do curso”, diz.

Todas as informações sobre a inscrição para o exame de proficiência estão disponíveis no edital que pode ser acessado na página do Programa de Pós-Graduação em Letras, pelo endereço www3.unicentro.br/ppgl

Deixe um comentário