Nova seleção para Mestrado e Doutorado em Ciências Florestais

Nova seleção para Mestrado e Doutorado em Ciências Florestais

O PPGF, que é o Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais da Unicentro, está com inscrições abertas para o edital de chamada complementar para novos estudantes. São 15 vagas no Mestrado e sete no Doutorado, para ingresso no próximo semestre. O coordenador do PPGF, professor Eduardo da Silva Lopes, explica que essa flexibilização, com mais uma chance para se candidatar como aluno do Programa, abrange, principalmente, o público que está se formando nestes próximos meses. “Aqueles que, porventura, fizerem o processo de seleção, mas ainda não finalizaram a graduação, que se estendeu um pouco mais, podem ter sua vaga garantida na pós-graduação. O candidato vai concluir sua graduação e na inscrição têm a opção de iniciar a partir do segundo semestre”.

O PPGF tem área de concentração em Manejo Sustentável de Recursos Florestais e linhas de pesquisa em Manejo de florestas naturais e em Manejo de florestas plantadas. O PPGF já titulou 160 mestres e 30 doutores nas linhas de atuação de Ergonomia, Colheita e Logística Florestal; Geotecnologia Florestal; Manejo de Florestas Nativas e Plantadas; Melhoramento Florestal; Otimização Florestal; Patologia Florestal; Silvicultura Clonal e Viveiros Florestais; Silvicultura Urbana; e Solos e Nutrição de Plantas. Quem cursa a Pós-Graduação em Ciências Florestais da Unicentro, sai com boas oportunidades para a carreira.“Muitas empresas querem pessoas especialistas, querem pessoas que saibam pensar, inovar, desenvolver novos produtos – e é a pós-graduação que vai oferecer isso. E, então, o profissional temvários campos de atuação – na indústria, como empreendedor, consultor ou para aqueles que vão seguir carreira com a pesquisa.A pós-graduação é muito importante para uma formação mais completa do profissional”, discorre o professor Eduardo.

As inscrições para o Mestrado e Doutorado em Ciências Florestais da Unicentro seguem abertas até o dia 20 de julho. Para participar, o candidato deve seguir as instruções dos editais disponíveis no site do Programa (www.unicentro.br/ppgf) e enviar toda a documentação necessária por e-mail (ppgf@irati.unicentro.br). A seleção é composta de três fases – a avaliação do plano de trabalho com a proposta de pesquisa, a pontuação do currículo e a entrevista pessoal. Esta última etapa está programada para acontecer a partir de nove de agosto. As matrículas dos candidatos aprovados no processo seletivo serão realizadas nos dias 26 e 27 de agosto e o início das aulas será em setembro, conforme calendário ainda a ser divulgado pelo PPGF.

Deixe um comentário