Unicentro tem programação para o Bloomsday nessa quarta-feira, 16

16 de junho é uma data festiva para a literatura. É neste dia que transcorre a narrativa da obra Ulisses, de James Joyce, que é um marco para o romance modernista. Na Unicentro, a data é celebrada há dez anos com a leitura de trechos do livro durante o Bloomsday. “Esse romance é importante porque revolucionou a literatura. Tudo o que havia como pressuposto romanesco, o James Joyce subverte ao escrever essa obra. E todo escritor contemporâneo e a literatura contemporânea no geral deve muito a essa obra. Então, é uma data importante para a gente falar de literatura, lendo excertos da obra.Irati e a Unicentro entraram no rol de cidades que, há muitos anos, fazem o Bloomsday, como São Paulo, Santa Maria, Florianópolis, Curitiba. Então, o evento colocou a cidade de Irati como um dos endereços certos deste evento”,salienta sobre a importância dessa celebração no âmbito da Unicentro ocoordenador do evento, professorEdson Santos Silva.

Chegando à décima edição na Unicentro, este ano, o Bloomsday terá como temáticao podcast como ferramenta de disseminação do conhecimento. “Nós pensamos no podcast, primeiro, para a nossa comunidade – porque muita gente sabe, mas também muita gente não sabe o que é um podcast – saber que o podcast é utilizado como uma ferramenta educacional e, em tempos de pandemia, é uma excelente oportunidade para a gente aprender uma série de coisas. Até a Academia Brasileira de Letras tem feito podcasts verdadeiramente instigantes”, afirma Edson.

O Bloomsday na Unicentro começará às 19h desta quarta-feira e terá transmissão pelo YouTube. A programação, segundo a coordenadora adjunta desta edição, professora Regina Chicoski, contará comuma hora e meia de leituras e conversas sobre a obra Ulisses, conduzidas por diversos convidados. “Os professores que atuam no Centro de Línguas estão bem envolvidos, os três cursos de Letras do nosso Departamento também estarão representados – tanto o de Inglês, quanto Português, quanto Espanhol. Teremos uma noite comemorativa, festiva, celebrando a arte e a vida em um contexto tão cruel como esse que estamos passando. Esperamos que todos gostem desse formato”.

Um dos participantes será o egresso do curso de Letras da Unicentro Anselmo Mazur. ““A minha participação nesta edição do Bloomsday será com a leitura, em espanhol, de um excerto do livro Ulisses, de James Joyce. A passagem me pareceu bastante interessante pela maneira como foi construída – um diálogo em uma taverna onde os comentários do personagem são, de certa forma, construídos de maneira aleatória, mas a compreensão e reflexão que podemos tirar disso são muito interessantes, podendo encaixar muito bem em nossas relações nos dias atuais”, relata.

Como anexo ao evento, a equipe executora do Bloomsday, com apoio da Coordenadoria de Comunicação Social da Unicentro, produziu uma série de 18 episódios de um podcast que traz diversos convidados falando sobre o livro Ulisses, de James Joyce.O jornalista Victor Prado, da Comunicação da Unicentro, é quem apresenta o podcast Bloomsday 2021 e também auxiliou na edição dos materiais. Ele faz uma relação dos participantes que contribuíram com o projeto. “Nós tivemos a participação de professores, alunos e agentes universitários da Unicentro. Também tivemos a participação de professores de outras instituições, como a Universidade Federal do Paraná, de Santa Catarina, da USP, também de instituições de outros países, como a Universidade Nacional de Cuyo, em Mendonza, na Argentina. Também tivemos a participação de atores, da Academia de Letras e Artes do Centro Sul do Paraná, do Programa Institucional de Iniciação Científica para o Ensino Médio, do pessoal de línguas eslavas, da vice-prefeita de Irati, do grupo de estudos Dom Quixote, do Centro de Línguas de Irati. Enfim, tivemos dezenas de participações para a realização deste projeto, o que foi muito bacana, lista”.

O podcast Bloomsday 2021 será lançado durante o evento da Unicentro, neste dia 16 de junho. A partir de então, os episódios ficarão disponíveis em diversas ferramentas de reprodução de áudios, como o Spotify, Deezer, YouTube e Google Podcasts.