Feiras Agroecológicas seguem atendendo com pedidos online e entrega em domicílio

A Feira Agroecológica da Unicentro é um projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a Proec, que busca conectar universidade, comunidade e agroecologia. Neste ano, as feiras estão completando 12 anos em Guarapuava e sete em Irati, unindo os produtores locais com a comunidade em geral. “Todos os nossos feirantes são agricultores familiares, dos assentamentos, das comunidades rurais. Temos, também, produtores de alimentos, tais como pães, bolachas, doces, que são eles mesmos que fazem com a família. Então, a feira tem como um dos princípios a agroecologia e do outro lado ela não tem intermediários, não têm pegar pra revender”, explica o coordenador da Feira em Guarapuava, professor Jorge Fávaro.

Para seguir funcionando durante a pandemia, a feira teve que se adaptar, recebendo pedidos de forma remoto e fazendo entregas a domicílio, seguindo todas as orientações sanitárias. A feira oferece uma variedade de alimentos frescos, da época, cultivados sem agrotóxico e sem uso de sementes transgênicas, que segundo coordenadora do projeto de extensão feira agroecológica no  campus Irati, professora Fernanda Ikuta, respeitam a biodiversidade e colaboram com os agricultores e agricultoras da região. “A gente entende que é fazer uma escolha, a de firmar uma parceria comprometida e fortalecer a agricultura familiar agroecológica da nossa região e uma relação campo-cidade direta, sem atravessadores e baseado em uma comercialização justa, solidária. Então, contamos com todas e todos dispostos a fazer essa opção”.

No campus Santa Cruz, os pedidos são realizados de segunda à quarta-feira pelo link fornecido, semanalmente, nos perfis @feirinhaunicentroguarapuava_, no Instagram, e Feira Agroecológica Unicentro, no Facebook. A entrega é feita em frente ao campus, toda quinta-feira, entre 9h30 e 11h. No campus Irati, os pedidos são feitos pelo Facebook Feira Agroecológica Unicentro – Irati, de sexta a terça-feira. A entrega é realizada na sede da APP Sindicato, também nas quintas-feiras, entre 9h e 11h.