Pesquisadores da Unicentro lançam livro sobre educação ambiental

A Semana do Meio Ambiente terminou, mas as discussões sobre a preservação ambiental devem ser constantes, sobretudo no dia a dia das escolas. Por isso, buscando amparar os professores da Educação Básica em práticas voltadas à temática, um grupo de docentes da Unicentro lançou o livro “O fazer ambiental: reflexões necessárias”. Organizada pelos pesquisadores Ana Lúcia Suriani Affonso, Ddaniel Mazureck, Maristela Procidônio Ferreira e Adriana Massaê Kataoka, a coletânea é resultado de um trabalho colaborativo do Laboratório de Educação Ambiental e ecologia da universidade.

A produção tem por objetivo subsidiar, teórica e metodologicamente, os professores da rede de ensino com as nossas produções, discussões, o que nós desenvolvemos no meio acadêmico em termos de educação ambiental. Nós sabemos que existe um distanciamento, muitas vezes, entre o que é produzido e o público que se destina e nós, enquanto universidade, devemos diminuir esse fosso, essa lacuna”, avalia uma das organizadoras da coletânea, professora Adriana Massaê Kataoka.

O livro foi lançado no encerramento da Semana Municipal de Meio Ambiente e, durante o evento, os professores apresentaram cada um dos onze capítulos da coletânea. Cada um deles, segundo Adriana, traz uma abordagem diferente para o tema meio ambiente e educação. “Émuito significativo, trazendo as ferramentas, instrumentalizando a população no sentido de conhecimento, de metodologias, de trazer a reflexão e a clareza de que é possível a gente se engajar e mudar essa nossa relação sociedade-natureza, tão destrutiva. Isso vem correndo já há décadas mais, intensificada nos últimos anos. E a escola tem um papel fundamental nesse sentido já que ela é formadora de cidadãos, disseminadora desses conhecimentos”.

O livro “O fazer ambiental: reflexões necessárias”foi editado pela Editora Unicentro em duas versões, impresso e e-book. A versão digital pode ser baixada clicando aqui.