Clínica-Escola de Nutrição está arrecadando absorventes

A Clínica-Escola de Nutrição da Unicentro, em Guarapuava, está desenvolvendo a ação “Nutrindo a Solidariedade”. O objetivo da iniciativa, como conta a professora Angélica Melhem, é arrecadar itens para doação às pessoas em situação de vulnerabilidade. “Nesse primeiro momento, o objetivo da ação social vai ser a arrecadação de absorventes descartáveis para doação para adolescentes aqui do município de Guarapuava”.

A ideia da campanha, explica a professora Angélica, surgiu a partir de um estudo que mostra que uma em cada quatro adolescentes se ausenta das atividades escolares por não possuir absorventes descartáveis. “Foi uma notícia que me deixou bastante reflexiva no dia e, chegando na Clínica Escola, me veio a ideia de que nós poderíamos fazer algo diferente, além daquilo que a gente já faz para a comunidade. Como nós temos um fluxo considerável de pacientes e acadêmicos que circulam pela Clínica Escola, seria um local adequado para fazermos uma ação social e contribuir com a qualidade de vida de outras pessoas”.

Dessa forma, o ponto de arrecadação das doações de absorventes será a Clínica Escola de Nutrição, que funciona no campus Cedeteg. Entre os meses de maio e julho, qualquer pessoa pode contribuir com a ação. Mais tarde, como destaca a professora Angélica, a campanha será ampliada para arrecadar outros itens de higiene pessoal. “Pode ser doada qualquer marca de absorvente, qualquer tipo de absorvente descartável, e pode ser deixado na recepção da Clínica Escola durante os meses de maio, junho e julho. A ideia é que a gente estenda essa ação social depois, para outros utensílios e materiais que possam ser utilizados para as pessoas mais vulneráveis, contemplando a higiene pessoal”.

Depois de finalizadas as doações, tudo o que for arrecadado será enviado para instituições que trabalham e têm projetos sociais voltados para adolescentes vulneráveis. A entrega, conta a professora, está programada para ocorrer no mês de julho. Ela também destaca a importância de ações como essa tanto para quem recebe, quanto para quem doa. “Essa entrega vai ser realizada em parceria com os professores do Departamento de Nutrição e com os acadêmicos do último ano do curso, que estão em estágio na Clínica Escola. Vemos que isso pode ter um efeito bem positivo na vida de todos – daqueles que recebem e daqueles que vão fazer a doação, porque algo que, para nós, pode ser de um custo tão baixo, como é o caso de um absorvente descartável, pode ser algo muito importante para a autoestima de uma adolescente. Por isso, a gente vê que essa ação pode ter uma repercussão bem positiva”.