Evento, envolvendo universidades estaduais, vai refletir sobre a educação básica

Entre abril e novembro deste ano, será realizado o I Ciclo de Palestras de Formação Política para Professores da Educação Básica. O evento online é uma iniciativa da CAE, que é a Coordenadoria de Apoio à Educação Básica, da Universidade Estadual de Maringá, a UEM. As palestras vão contar com o envolvimento de diversas universidades, entre elas a Unicentro, a UEPG e a Unespar, por meio de grupos de pesquisa e pesquisadores que pretendem discutir aspectos ligados à formação de professores.

A chefe do CAE da UEM, e também coordenadora do evento, professora Alessandra Wihby, discorre sobre os objetivos do ciclo de palestras. “Nós que somos formadores de seres humanos – sejam eles crianças, adolescentes ou adultos -, precisamos adensar nossa compreensão relacionada a esse mundo, porque uma compreensão distorcida gera, muitas vezes, uma romantização do papel da escola ou mesmo uma mistificação desse papel. Essa é a finalidade deste ciclo, que vai tratar de temáticas como o que é a realidade de fato; quais são o contexto e as determinações desta realidade; se e a escola é o ambiente que muda o mundo; qual é a força da educação formal e dos profissionais nela envolvidos e quais são as possibilidades de ação para mudar esse mundo; quais são os limites. É importante a gente entender isso também porque, muitas vezes, romantizando todas essas questões em relação à educação nós não conseguimos objetivar as nossas ações”.

O cronograma conta com oito encontros mensais, transmitidos pelo YouTube, nos quais serão debatidos diversos assuntos do campo da educação básica. O público-alvo envolve, principalmente, os trabalhadores da educação e acadêmicos dos cursos de licenciatura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de abril, através do preenchimento de um formulário online.

A professora da Unicentro Michelle Fernandes Lima estará conduzindo uma das palestras, sobre os rumos das políticas educacionais, programada para o mês de julho. A docente adianta que pretende levar ao público do evento, algumas discussões do grupo de pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação, que reúne professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Pedagogia da Unicentro. “O foco desse ciclo de palestras será a formação política. Então, nesta oportunidade, no mês de julho, eu e a professora Gisele Masson, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, vamos trabalhar sobre as políticas educacionais, ou seja, como elas são elaboradas, como são implementadas e os rumos que estamos observando na atualidade, entendendo, principalmente, as políticas curriculares, as políticas de avaliação, como elas de fato impactam no dia a dia do desenvolvimento das atividades pedagógicas nas escolas e como impactam também no trabalho docente dos professores que atuam nas redes municipais”, explica.