Pesquisa de professora da Unicentro é premiada em congresso internacional

As respostas hormonais e comportamentais do corpo a partir do desempenho físico de atletas. Esse é o tema central das pesquisas desenvolvidas pela professora Ana Carolina Paludo, do Departamento de Educação Física da Unicentro, que teve a importância do seu trabalho reconhecida a partir do convite para a participação do congresso promovido pela Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte, na Arábia Saudita. “O foco do congresso era debater algumas aplicações práticas da psicologia dentro do esporte, focando em temas recentes e inovadores. Foram convidados tanto palestrantes da área do esporte, quanto da área da psicologia que pesquisavam essa temática. Além de pesquisadores renomados da Arábia Saudita, foram também convidados alguns pesquisadores da China, Alemanha, Austrália, Suíça, Egito, Reino Unido e eu, do Brasil”, diz.

A docente, que foi a representante do Brasil no evento, explica qual a abordagem apresentada no congresso e, ainda, conta que a pesquisa rendeu a ela o terceiro lugar no ranking das melhores palestras do congresso. “Muito feliz em receber o convite para falar de um dos meus tópicos de pesquisa, que é a relação de hormônio e comportamento no esporte. Desde meu doutorado eu venho estudando as respostas fisiológicas de atletas frente alguns comportamentos e emoções.  Eu fiquei bem feliz e, ao mesmo tempo, fiquei bem surpresa, porque essa foi minha primeira participação como palestrante em um congresso internacional, já tinha participado em outros congressos internacionais, mas como apresentadora de trabalho, foi a primeira vez como palestrante”.

Outro ponto destacado pela docente é a importância de colocar o Brasil, através de trabalhos inovadores e de qualidade desenvolvidos dentro das universidades públicas, no radar de eventos e pesquisadores internacionais. “Eu acredito que a minha participação nesse congresso e, melhor ainda, minha premiação torna-se importante porque coloca o nome do Brasil entre os países que estão fazendo pesquisa nessa área de conhecimento, na área da psicologia do esporte aplicada. Todas as pesquisas que eu realizei, nessa temática de hormônios, saíram de uma universidade pública. Por isso, eu acredito que é importante a gente apoiar a universidade e principalmente as verbas, porque assim permite a gente realizar mais pesquisas e pesquisas com qualidade. Eu também acredito que levar o nome da Unicentro e do Departamento de Educação Física para essa conferência, ressalta a qualidade da nossa instituição”, afirma a pesquisadora.

Qualidade que, para a professora Ana, pode ser exemplificada pela abordagem da mesma temática premiada nas aulas ministradas na graduação em Educação Física da Unicentro. “O tópico da minha palestra é um dos tópicos que eu abordo em sala de aula junto com meus alunos. Essa premiação destaca, então, que os nossos alunos estão recebendo conteúdos atuais e de importância, reconhecidos internacionalmente. E acabo destacando que reflexo disso foi a média 5 que o curso de Educação Física atingiu (em avaliação do Ministério da Educação. Então, isso ressalta que o que a gente está trabalhando no dia-a-dia na sala de aula também está sendo reconhecido internacionalmente”, finaliza.