Pedagogia universitária é discutida por professores de instituições paranaenses

Com o intuito de trabalhar colaborativamente na promoção do desenvolvimento pedagógico dos seus docentes, a Unicentro, em parceria com as universidades estaduais de Ponta Grossa e de Londrina, promoveram a palestra “Pedagogia Universitária: implicações para a excelência docente”. O evento, que teve transmissão pelo YouTube, foi organizado pelo Programa Entredocentes da Unicentro, pelo Grupo de Estudos de Práticas em Ensino da UEL e pelo Programa Docência no Ensino Superior da UEPG.

A mesa redonda foi formada por professoras que coordenam programas institucionais de formação continuada de professores. O evento foi uma parceria dessas três IES. Nós apresentamos, de forma resumida, como se desenvolvem os programas que tem por objetivo a formação pedagógica na universidade ou a pedagogia universitária. Precisamos continuar estudando, nos aperfeiçoando, nos atualizando, tanto na nossa área de conhecimento específico, quanto na área pedagógica, do nosso fazer docente em sala de aula. Por essa razão, os programas de formação continuada de professores na universidade, para oportunizar aos docentes a continuarem estudando, pesquisando, para sermos melhores a cada dia”, explica sobre os objetivos da atividade a coordenadora do Programa Entredocentes da Unicentro, professora Wanda Pacheco dos Santos.

Além da professora Wanda, da Unicentro, fizeram parte da mesa redonda as docentes da UEPG, Daciete Tozzero Góes e Maiza Taques Margraf Althaus, e a professora Evelyn Secco Faquin, da UEL. A convidada especial foi a professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Maria Manuela Franco Esteves. Podemos destacar como pontos importantes na fala da professora Manuela Esteves, da Universidade de Lisboa, primeiro trabalhar para saber quem são e como são os estudantes e como aprendem os jovens adultos; um segundo ponto é desenvolver métodos e estratégias que coloquem o aluno como centro dos processos de ensino-aprendizagem; um terceiro ponto é ampliar o conceito de aula universitária – a importância das pesquisas colaborativas entre os professores, o desenvolvimento profissional do professor universitário, e para isso, um empenho das lideranças científicas e pedagógicas das instituições e das políticas públicas, e o interesse da pesquisa pela problemática da pedagogia universitária”, rememora a professora Wanda.

A palestra completa sobre pedagogia universitária está disponível no canal do YouTube do Nead UEL(https://youtu.be/H2FxSI2fGJQ).