Universidade Aberta a Terceira Idade do campus Irati está com inscrições em andamento

A Universidade Aberta para a Terceira Idade, a Uati do campus Irati, está com inscrições abertas para a turma 2021. O projeto tem como objetivo realizar palestras, oficinas e atividades lúdicas em geral, tendo como foco principal o incentivo à saúde e à longevidade, bem como a promoção da interação. O agente universitário Paulo Tomalchelski é o coordenador da Uati e conta como são feitas as inscrições. “As pessoas interessadas em participar da Universidade Aberta para a Terceira Idade, a Uati Unicentro, devem fazer a inscrição pelo e-mail uatiunicentroirati@gmail.com. A idade mínima para participação na Uati é de 55 anos. Podem se inscrever tanto senhoras, quanto senhores”.

Com a suspensão de atividades de extensão de forma presencial na Unicentro, a equipe da Universidade Aberta para a Terceira Idade achou uma alternativa para oferecer as aulas, através da tecnologia. O coordenador Paulo conta quais são os dias, horários e atividades disponíveis na Uati em 2021. “As atividades online acontecerão pela plataforma Google Meet nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 14h30. Nas terças-feiras, as oficinas serão Atividade Física, com a professora Bruna, e “Do avô ao bisneto: a alegria da brincadeira intergeracional”, com a professora Sheila. Nas quintas, as oficinas serão Atividade Física, com a professora Bruna, e Língua Francesa Cantada, com a professora Larissa. Sejam todos bem vindos!”, diz.

Nessa quinta-feira, 11, já tem a aula inaugural das ações desse ano. Segundo a coordenação do projeto, a programação começará com um momento de boas vindas da Direção do Campus Irati e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro. Logo após, a aula segue com uma sequência de participações que abordarão os temas mais diversos: haverá uma fala do docente Hilário Lewandowski sobre o tema violência; a chefe de Promoção Cultural, professora Eliziane Manosso Streiechen, apresentará o projeto de incentivo à leitura Dom Caixote; a professora Bruna Cabral abordará a importância da atividade física; a docente de Pedagogia Sheila Quadros irá propor um tema surpresa; e, por fim, a professora Larissa Ribeiro, do Centro de Línguas da Unicentro, falará sobre língua francesa.

As atividades da Universidade Aberta para a Terceira Idade fazem toda a diferença na vida dos uatianos,como relata Marli Custódio, de 72 anos, que participa do projeto desde a primeira turma na Unicentro e, agora, continua acompanhando os encontros mesmo de forma remota. “Eu gostei tanto, que estou lá até hoje, já há mais ou menos 20 anos. A Uati é minha segunda casa. Sempre tivemos coordenadores maravilhosos, sempre preocupados com nosso bem estar, professores que nos tratam com tanto carinho, as secretárias são meninas tão queridas sempre prontas para nos ajudar. Como não se sentir bem na Uati? No ano passado, o professor Paulo estava programando todos os eventos, mas mesmo assim ele conseguiu fazer aulas online para podermos ver as amigas, professores e conversar um pouco”, comenta animadamente.

Lembrando que as inscrições podem ser feitas com a secretaria da Universidade Aberta para a Terceira Idade pelo e-mail uatiunicentroirati@gmail.com. Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato pelo telefone (42) 99994-2815.