Inscrições para o Proit seguem abertas até 10 de março

O Proiti, que é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, está com as inscrições abertas para candidatos a orientadores, com submissão da produção, projetos e indicação de orientandos com seus respectivos planos de atividades. O prazo vai até o próximo dia 10 de março. O Proiti, como explica o diretor de Pesquisa da Unicentro, professor Luciano Farinha, busca contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

É o programa tanto institucional, como a nível de governo federal, que trata da iniciação em desenvolvimento tecnológico e de inovação. Com isso, tendo uma formação de recursos humanos para capacitar as empresas de inovação no país, bem como empresas como startups, bem como novos empreendedores e, assim, contribuir para uma formação criativa de uma sociedade, de uma formação, de um aluno, de um jovem pesquisador ou mesmo de docente, orientador, para uma sociedade mais empreendedora”, detalha Farinha.

As inscrições, de acordo com o Edital, podem ser feitas em duas modalidades – Iniciação Tecnológica com Bolsa e Iniciação Tecnológica Voluntária. O procedimento deve ser feito pela plataforma SGU, que é o Sistema de Gestão Universitária da Unicentro, pelo orientador do projeto e, depois, pelo orientando.

O professor Farinha detalha quais são os requisitos para se inscrever como orientador. “As questões orientador. Todo servidor público aqui da Unicentro, servidor público, docente ou técnico do quadro permanente da instituição. Deve possuir o Currículo Lattes com uma produção compatível, atualizado, possuir um cadastro no grupo de pesquisa do CNPq, ter um projeto de pesquisa ou Piepex vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e não ter inadimplência com a instituição, principalmente com a Propesp. E aqueles que já vêm orientando dentro do programa, não ter deixado de participar, de comparecer no Eaiti de 2020”.

Quanto ao aluno, o candidato a orientando deve verificar se seu currículo está publicado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq. Após a indicação do estudante e conclusão da inscrição pelo orientador no sistema, o aluno deve acessar a página do SGU, no site da Unicentro, e preencher os dados solicitados. O professor Farinha também fala sobre os requisitos para inscrição como orientando. “Este aluno deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, não necessariamente na Unicentro, não deve estar figurando como um possível formando em função do período, não ter um grau de parentesco direto com o orientador até o terceiro grau, ter uma disponibilidade de uma carga horária de em torno de 20 horas para o desenvolvimento do seu projeto e possuir uma dedicação, um bom aproveitamento escolar”, explica o diretor de Pesquisa.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Ventura Faria, reforça o convite para que professores e estudantes se inscrevam no programa destacando a importância do Proiti para estimular a inovação na universidade. “O programa permite o primeiro contato dos estudantes da graduação que já desenvolvem atividades de pesquisa nessa questão do desenvolvimento tecnológico, da inovação, o primeiro contato com os grupos de pesquisa, orientador, contribuindo para a sua formação, fortalecendo a capacidade criativa, empreendedora e inovadora, que dá essa visão da necessidade de aproximação da pesquisa com o setor produtivo no desenvolvimento de produtos e processos. É uma grande oportunidade que o estudante tem de conviver com essa vertente e que tem trazido bons frutos, bons resultados”.

Todas as informações sobre o Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação estão disponíveis no edital de seleção, que pode ser acessado pelo endereço www.unicentro.br/iniciacaocientificaou requisitadas pelo e-mail unicentro.ic@gmail.com.