Editora da Unicentro há 20 anos atua na disseminação do conhecimento científico

Editora da Unicentro há 20 anos atua na disseminação do conhecimento científico

A Editora da Unicentro, nesse ano, completa 20 anos de funcionamento. Durante esse tempo, a Eduni tem se consolidado como editora de excelência na publicação de trabalhos voltados para o ensino, para a pesquisa e para a extensão. “Foram publicados e lançados 332 títulos com ISBN próprio e aproximadamente 40 títulos em coedições e parcerias nacionais e internacionais. Nos últimos cinco anos, a editora publicou e lançou 69 livros. Em processo de avaliação e de tramitação, nós contamos com aproximadamente 20 títulos neste momento”, conta a diretora da Eduni, professora Denise Witzel.

As obras publicadas contribuem na geração do conhecimento por meio da produção científica, tecnológica, artística e cultural. Para serem publicadas, as obras devem estar de acordo com um dos eixos definidos pelo conselho editorial e podem ser propostas por qualquer pessoa que tenha interesse. “O primeiro eixo é o ‘Na sala de aula’, trabalhos acadêmicos, de pesquisa, de extensão mesmo que sejam voltados para o ensino. O segundo eixo são os ‘Diálogos Acadêmicos’, ou seja, são as produções que resultaram, que são oriundas das atividades técnico-científicas, e também artísticas, culturais, que foram desenvolvidas nas diferentes instituições de ensino superior”, detalha Denise.

A submissão das propostas de obras para publicação podem ser feitas online do dia primeiro de março ao dia 31 de outubro. No site da editora, detalha a professora Denise, existe um Guia do Autor, que subsidia e explica todas as etapas que devem ser cumpridas, além do trâmite e das normas para a publicação. O processo todo leva aproximadamente um ano para ser finalizado. “A submissão”, diz Denise, “é importante sublinhar, é feita eletronicamente, no site da Editora. Os originais são conferidos e analisados preliminarmente pelos assessores técnicos da editora. Uma vez aprovada na análise preliminar, a proposta é encaminhada a dois pareceres externos, ad-hoc, especializados obviamente na área. Os pareceres do mérito da proposta observarão, então, o conteúdo; a contemporaneidade; a apresentação formal do texto; a pertinência da proposta; unidade temática; público-alvo e metodologia. Todos esses pré-requisitos é que irão, então, subsidiar a decisão final e soberana do Conselho Editorial com relação à publicação. Uma vez aprovado, inicia-se então um trabalho de editoração, que envolve as correções, desenvolvimento de projeto gráfico, diagramação, a capa e a impressão”.

Com as obras finalizadas e impressas, os exemplares são distribuídos por meio do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros, o PIDL, e também, em eventos em que a editora participa, além de feiras das editoras parceiras da Eduni. Todas essas participações, de acordo com a professora Denise, são gerenciadas pela Abeu, que é a Associação Brasileira das Editoras Universitárias, à qual a Eduni é filiada. “Os livros da Eduni também estão disponíveis na livraria virtual do site da editora, as participações nossas nas feiras e eventos dentro da própria Unicentro e além das parcerias que nós temos com algumas livrarias e distribuidoras”.

A professora Denise ainda destaca que a expectativa para os próximos anos, é ampliar os meios de distribuição das obras. “Nossas perspectivas, expectativas para os próximos anos é aprimorar a produção e a divulgação do e-book, implementando assim a nossa inserção no e-commerce, mas sobretudo retomar os trabalhos, os projetos que ficaram comprometidos com o surgimento da pandemia. Nós precisamos voltar a participar das feiras, a participar da Bienal do Livro, dos eventos científicos, retomar projetos importantes como foi a nossa noite na livraria do ano passado, um evento de extensão para o lançamento, então, dos livros e que atingiu um público enorme em Guarapuava”, conta.

A professora também ressalta, a relevância da Eduni para a disseminação e divulgação do conteúdo da universidade. “Isso vai ao encontro do objetivo primordial de uma editora universitária, ou seja, contribuir na difusão do conhecimento constituído pela produção científica, tecnológica, artística e cultural tanto da nossa região de abrangência, quanto das demais regiões do país e, eu posso dizer, internacionalmente também, porque essa já é uma realidade para a Editora da Unicentro”.

Avatar

Deixe uma resposta