Unicentro atua como mediadora de possível parceria entre município de Irati e Cilla Tech Park

Unicentro atua como mediadora de possível parceria entre município de Irati e Cilla Tech Park

O campus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) é um dos parceiros da delegação de Irati que está costurando ações conjuntas com o parque tecnológico Cilla Tech Park (CTP), baseado em Guarapuava e que tem na Unicentro um de seus fundadores e líderes. Uma nova comitiva, composta por representantes de várias entidades, tem reunião técnica no próximo dia 14 no CTP, para delineamento de uma proposta de trabalho em várias frentes para 2021 em diante.

Fiquei impressionado com o que vi. A Cidade dos Lagos está acolhendo inúmeras fontes de trabalho. Ali está acontecendo algo de muito novo, de muito bacana. Sem contar a estrutura”, comenta o empresário Oscar Muchau, que esteve na primeira missão de Irati em visita ao CTP, no final de novembro e é vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Irati, além de membro do Fórum de Desenvolvimento Econômico do município.

A vice-diretora do campus Irati da Unicentro, professora Adriana Queiróz Silva, integrou o grupo, ao lado do diretor da Incubadora de Negócios da instituição, a Ineti, professor Diogo Fernandes. “Vislumbrou-se oportunidades por meio de parcerias que possam trazer inovação para a região centro-sul do nosso estado, ocasionando, dessa maneira, um maior desenvolvimento econômico”, assevera Adriana.

Primeira rodada de negociações ocorreu no final e novembro

O primeiro encontro de aproximação entre o grupo de Irati e o CTP teve intervenção direta da Unicentro, com a participação da Central de Relações Institucionais, Inovação, Empreendedorismo e Empregabilidade (Crie). “Um dos mais importantes desafios do CTP é promover inclusão dos municípios do entorno e fazer com que as conquistas do Cilla Tech Park tenham reflexos positivos concretos em outras cidades”, defende o diretor geral da Crie, Marcio Fernandes. Ele esteve em Irati costurando a parceria, com a presença ainda do diretor de Empregabilidade da Unicentro, Jefferson Carraro, e do diretor geral do CTP, Paulino Lorenzo Jr. “Não adianta uma cidade crescer e as outras, do entorno, estarem esquecidas. Nesse conceito, a Cila Tech Park tem um poder muito grande, em fazer com que todo o seu entorno cresça junto, trazer soluções, atividades, inovação para que não só Guarapuava mas todas as cidades no entorno se aproveitem desse processo e cresçam junto”, reforça o empresário do setor de Comunicações Nilton Pabis, de Irati.

Um dos pontos da pauta do dia 14 é a possibilidade de implantação de uma espécie de escritório de Irati dentro do Cilla Tech Park, para ajudar a consolidar as alianças que podem beneficiar a iniciativa privada, o Poder Público e o Terceiro Setor, por exemplo. “Fiquei impressionado com o que vi, um centro tecnológico e de inovação que vai criar muito emprego, não só em Guarapuava, mas eles abriram uma parceria com os municípios em torno, para expandir esse conhecimento, essa tecnologia. Vamos criar uma equipe aqui de Irati para fazer parte do Cilla Tech Park”, comenta o prefeito Jorge Derbli, que liderou a comitiva iratiense.

Deixe um comentário