20º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o 20º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, para ingresso no ano letivo de 2021. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia sete de dezembro, no portal da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), instituição organizadora do processo seletivo nesse ano. Podem participar do Vestibular, estudantes indígenas que tenham concluído o Ensino Médio e que não possuam curso superior.

As provas serão realizadas nos dias 11 e 12 de abril de 2021 e as vagas são para os cursos de graduação ofertados pelas sete universidades estaduais do Paraná e, também, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No caso de escolha de um curso ofertado pelas universidades estaduais, o candidato deverá comprovar que pertence à uma comunidade indígena do território paranaense.

O processo de inscrição é totalmente eletrônico. O candidato deve preencher o formulário de inscrição e anexar a Autodeclaração e a Carta de Recomendação assinadas, respectivamente, pelo candidato e pelo cacique da comunidade. Na sequência, o interessado deverá preencher o questionário socioeducacional e indicar a universidade em que pretende concorrer em primeira opção.

O Vestibular Indígena é uma política de transformação social na vida dos estudantes, possibilitando o ingresso em cursos de graduação e pós-graduação que são referência no Brasil”, destaca o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona.

As provas serão realizadas em Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava e Curitiba. Candidatos que não residem nas terras indígenas ou nos municípios relacionados, farão as provas em locais indicados pela Comissão Organizadora do processo seletivo. O conteúdo cobrado é o abordado no Ensino Médio.

Outras informações sobre o 20º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná podem ser obtidas junto à Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) pelo número (43) 3511-3200 ou e-mail cuia@uenp.edu.br.