Data para devolução de livros das Bibliotecas da Unicentro segue indeterminada

Considerando o aumento de casos de covid-19 em Guarapuava e em Irati, a Rede de Bibliotecas da Unicentro está flexibilizando a devolução de livros em todos os campi da universidade. “A situação aqui em Guarapuava e também em Irati estava um pouco mais controlada em relação à covid, só que a gente viu uma explosão dos números agora e a coisa ficou mais complicada. Outra questão é que, por exemplo, dos alunos do Cedeteg mais da metade são de fora, de outras cidades. Então, agora que estão praticamente todos, a grande maioria em EaD é complicado a pessoa se deslocar de sua cidade só para devolver um livro ou mandar pelo Correio, o que também não acho tão conveniente”, discorre sobre os motivos da decisão o diretor geral das bibliotecas da Unicentro, Fabiano Jucá.

Com o intuito de evitar o deslocamento dos estudantes apenas para a devolução dos materiais, a Rede de Bibliotecas suspendeu a cobrança de multas para livros emprestados após a data de 18 de março de 2020, que foi quando a Unicentro interrompeu as atividades presenciais. “Nós não cobraremos multa durante o período de EaD. A questão da cobrança de multas só volta a acontecer no retorno presencial, que a gente ainda não tem ideia de quando vai ser”, completa Fabiano.

É importante enfatizar que somente livros emprestados após a suspensão de aulas presenciais terão suas multas canceladas.As multas anteriores à 18 de março continuam valendo, mas de forma não cumulativa – por exemplo, quem devia 5 reais em 17 de março, pagará somente este valor no retorno presencial. A equipe da Biblioteca lembra ainda, que novos empréstimos e devoluções podem ser feitos até o dia 17 de dezembro com agendamento prévio pelos usuários. O contato da Rede de Bibliotecas da Unicentro é o (42) 3629-8113.