Taxa de desemprego cai em Guarapuava

O Núcleo de Estudos e Práticas Econômicas, o Nepe que é vinculado ao Departamento de Ciências Econômicas da Unicentro, divulgou o resultado dos estudos sobre a taxa de desemprego em Guarapuava. No último mês de setembro, segundo uma das coordenadoras da pesquisa, a economista e professora Luci Nychai, a análise das demissões e das contratações evidenciou um saldo positivo. Isso porque foram criados 197 postos de trabalho, o que significa que as contratações foram em maior número que as demissões. Apesar da leve queda na taxa de desemprego, a cidade, de acordo com a professora Luci, ainda apresenta um déficit na oferta de empregos.

Apesar da queda da taxa de desemprego em setembro, o saldo de empregos em Guarapuava ainda permanece negativo, na ordem de menos 505 postos de trabalho que ainda deverão ser recuperados, principalmente devido aos saldos negativos de março, abril e maio, os quais foram bastante impactados pela pandemia”, explica.

Em setembro, a indústria, o comércio e a construção apresentaram saldo positivo, com mais admissões que desligamentos. Já a agropecuária e o setor de serviços tiveram um balanço negativo. a melhora nesses setores, segundo Luci, depende de como serão os próximos meses. “As projeções para os próximos meses estão muito atreladas ao controle da propagação da Covid-19 e as políticas macroeconômicas brasileiras. Por exemplo, se a dificuldade de reposição dos estoques de matérias-primas e insumos por parte da indústria permanecer poderá haver um aumento da taxa de desemprego nos próximos meses, visto que as indústrias não terão como produzir sem matéria-prima”, detalha a pesquisadora.

Para os cálculos do índice de desemprego em Guarapuava, o Nepe desenvolveu uma metodologia própria, baseada nos dados secundários do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – o IBGE. A divulgação desses dados tem atraso de dois meses pelos institutos federais. Então, os números de novembro só poderão ser analisados pelo Nepe em janeiro de 2021. Essa análise local, como conta a professora Luci, começou a ser realizada esse ano pelo Núcleo. “A taxa de desemprego divulgada pelo IBGE, por meio na Pnad, abrange os estados e não refletem realidade dos emprego nos municípios do interior. Desta forma, o Nepe se propôs a estimar a taxa de desemprego de Guarapuava para acompanhar a dinâmica de empregabilidade em nível local e subsidiar as políticas geração de emprego e renda em Guarapuava”.