Últimos dias de inscrições para Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

As inscrições para o mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) encerram no próximo domingo. Para o ano letivo de 2021, a coordenação local do programa – que é ofertado em rede por universidades de todo o país – está ofertando 28 vagas, 26 destas sem reserva e duas designadas para servidores da universidade. No valor de R$ 250, as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) devem ser efetuadas exclusivamente pelo site do programa e estão abertas até às 18h, do dia 8 de novembro.

O Profnit consiste em uma pós-graduação stricto sensu dedicada ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação em diversos setores, como acadêmico, empresarial, governamental e social. O coordenador Núcleom Unicentro do Profnit, professor Ricardo Maneck Malfatti, explica como se dá essa atuação. “É um programa que não discrimina formações acadêmicas por um lado, então são diversas possibilidades de formação acadêmica do tipo graduação. No entanto, existe um balizador de currículo em que as nossas exigências, em termos de produção, experiência profissional, produção bibliográfica, produção de diferentes níveis, direcionam para a área de inovação, tecnologia e setor produtivo e empresarial”.

Podem se inscrever candidatos graduados, portadores de diploma de qualquer curso de nível superior emitido por instituição oficial e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O Profnit é um curso gratuito e presencial, categorizado na modalidade de mestrado profissional, como especifica Ricardo Malfatti. “Somos um mestrado profissional, enquanto modalidade, diferente do acadêmico somente na classificação em termos de modalidade, no entanto o peso do mestrado profissional é tanto quanto o acadêmico no sentido do nosso egresso ser mestre, advindo de um programa de pós-graduação stricto sensu. Então não existe diferenciação e nem tampouco discriminação nesse sentido, pode atuar egresso de um mestrado profissional tanto na área acadêmica, como também empresarial”.

O Exame Nacional de Acesso consiste em duas etapas: uma prova nacional e, a seguir, uma análise curricular. A prova será realizada no dia 5 de dezembro. Para mais informações sobre a documentação necessária, inscrições e matrículas acesse o site do programa.