171 projetos de extensão são apresentados no Eaex 2020

O Encontro Anual de Extensão (Eaex) da Unicentro chegou à sua 13ª edição neste ano e as atividades ocorreram de forma remota entre os dias 26 e 30 de outubro. Os bolsistas e voluntários de extensão apresentaram os trabalhos desenvolvidos em 2019 e 2020 em várias sessões onlines durante todo o dia 29. O Eaex é um evento de natureza multidisciplinar que congrega todas as áreas de conhecimento, classificadas no âmbito da extensão nacional: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

O evento, neste ano, teve como objetivo apresentar e discutir, de modo integrado, os resultados dos projetos de extensão da universidade. O tema “A Extensão em tempos de isolamento: saberes e práticas para resistir” proporcionou “uma metodologia participativa e reflexiva dos professores, agentes universitários, estudantes e a comunidade na medida em que todos foram estimulados a protagonizar e participar das discussões acerca dos projetos de extensão onde estão inseridos”, explica a professora Lucélia de Souza, pró-reitora de Extensão e Cultura da universidade.

As palestras e mesas redondas foram transmitidas ao vivo pelo canal Proec Unicentro, no Youtube. A novidade do evento foram as apresentações dos trabalhos que foram substituídas por rodas de conversa, nas quais os professores mediadores de cada sala/sessão temática conduziram as discussões e reflexões dos trabalhos com os autores e coautores e demais participantes. Apesar dos desafios e das dificuldades encontradas, devido às tecnologias e instabilidade da internet, “o evento foi um sucesso pois permitiu a socialização das atividades extensionistas, contribuindo para a disseminação do conhecimento científico, bem como promovendo e fortalecendo a Extensão Universitária na Unicentro”, acredita a professora Lucélia.

O evento superou as expectativas da equipe da Proec e de todos os participantes e recebeu elogios dos envolvidos. Para a diretora de Extensão, professora Vania Gryczak, “a forma online possibilitou o acesso facilitado às atividades do evento com a eliminação de barreiras geográficas e redução de custos onde os participantes do evento tiveram muitas oportunidades de participação com possibilidade de interação via chat do YouTube, como nas palestras com ministrantes de renome nacional, mesas redondas com discussões de temas atuais e relevantes e apresentações de trabalhos no formato roda de conversa, onde houve discussões e reflexões dos trabalhos em relação às diretrizes da extensão Universitária conforme define a Política Nacional de Extensão Universitária do Forproex 2012”.

Foram 171 resumos expandidos apresentados em 22 sessões temáticas com a participação de dois debatedores por sala, com um total de 43 professores mediando e discutindo a extensão. “Estamos com mais de 8.100 visualizações e 367 inscritos no canal Proec Unicentro no YouTube em apenas 28 dias de existência do canal. Esses dados mostram o comprometimento da universidade com a extensão universitária nesse momento de isolamento social e a contribuição da Unicentro perante a sociedade”, afirma a professora Vania.

Para a acadêmica do curso de Nutrição Lidiane Lieseski, é muito importante participar porque os debates possibilitam a troca de experiências. “A gente acaba conhecendo um projeto que a gente nem imaginava que existia e que tem uma devolutiva muito grande para a população. Ficar sabendo disso também dá um ânimo para gente continuar com os nossos projetos e saber que, às vezes, não é fácil para todo mundo e a gente cria mais coragem e mais vontade de continuar fazendo esses projetos, vemos que, a gente assistindo população, isso volta para a gente também, em forma de profissionalismo”, avalia a estudante. Lidiane apresentou no evento um relato de experiência de como foi participar do Projeto Rondon, em janeiro de 2020.

Já a professora Katia Alexsandra Dos Santos, docente do Departamento de Psicologia, apresentou trabalhos oriundos das atividades desenvolvidas no Núcleo Maria da Penha (Numape) de Irati, que presta “atendimento psicológico e jurídico à mulheres em situação de violência, então, nessa edição do Eaex, nós apresentamos quatro trabalhos. Um deles refletindo sobre toda a ação do nosso projeto no período da pandemia e o outro trabalho discutiu especificamente sobre algumas estratégias que as mulheres, que são atendidas pela psicologia no projeto fazendo acompanhamento psicológico, elas lançam mão, não só no período da pandemia, mas também colocamos algumas questões relacionadas a este período para se para dar conta das situações de violência tentando refletir o quanto nós aprendemos com essas mulheres”, relata.

Para a professora Katia, o Eaex possibilita “não só conhecer, mas a partir desse conhecimento realizar trocas com outros projetos de extensão conhecer novas ideias e, a partir disso, também levar essas ideias, às vezes, para as nossas próprias ações. Então, é um momento muito rico de trocas de experiências e para a gente poder compartilhar aquilo que nós fazemos e conhecer o trabalho dos outros colegas”, finaliza.