Eaex discute papel da extensão universitária durante a pandemia de coronavírus

A Unicentro vem desempenhando, ao longo dos anos, um papel essencial entre as comunidades das regiões centro-sul e centro-oeste do Paraná, através do trabalho desenvolvido por diversos projetos de extensão. E em tempos de pandemia, a universidade continuou tendo centralidade. Por isso, uma das atividades da programação do Encontro Institucional de Bolsas de Extensão, o Eaex, foi a mesa-redonda “Unicentro na comunidade: os projetos de extensão e sua relação com a transformação social em tempos de isolamento”. O encontro on-line contou com a participação de professores de diversas áreas do saber, que relataram suas experiências com a extensão durante o distanciamento social.

Para a professora Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, do Departamento de Geografia, que moderou a conversa, o caráter diverso da mesa-redonda foi fundamental para o entendimento da importância das ações extenionistas. “São temas que envolvem a educação, a saúde e a questão social em tempos de pandemia. Nós contamos com vários professores. Nós somos de áreas diferentes. Cada um em seu campo de atuação tenta fazer um projeto nessa época de pandemia, usando as tecnologias da informação e da comunicação”.

Mesa, assim como toda a programação do Eaex, foi realizada de forma remota

A professora Alexandra Bittencourt Madureira, do Departamento de Enfermagem da Unicentro, foi uma das convidadas. Ela coordena dois projetos de extensão focados na prevenção e no combate à Covid-19. “Nós temos bolsistas em alguns municípios da 5° Regional de Saúde do Estado e, também, alunos dos últimos anos da graduação dos cursos de saúde trabalhando. Os profissionais já formados estão na linha de frente, trabalhando nas Unidades Básicas de Saúde ou em vigilâncias epidemiológicas dos municípios ou em hospitais. Já os alunos trabalhando nos atendimentos via call center”, detalha Alexandra. Para ela, eventos como o Eaex são uma oportunidade de divulgar a mais diversas ações da universidade para a comunidade. “Eventos como o Eaex são de extrema importância para a universidade. Não só para a universidade, como para toda a comunidade, pois mostram as ações da nossa e das outras universidades, principalmente as universidades públicas, sobre o que ela faz diretamente as comunidades, a população em geral”.

Segundo a professora Marquiana o tema discutido durante a conversa valida os esforços da Unicentro em se adequar para continuar promovendo os projetos mesmo durante a pandemia. “Acho que é importante discutir esses temas em época de pandemia, porque a universidade tem uma função social extremamente importante de formação de pessoas que atuam nas diferentes áreas de conhecimento e vejo que não poderíamos estar ausentes agora no período da pandemia”, finaliza.