Estudantes do Panamá participam do Encontro de Iniciação Científica da Unicentro

A internacionalização na Unicentro é uma área que, ano a ano, tem ganhado destaque. Essa aproximação com universidades de outros países foi evidenciada no Encontro Anual de Iniciação Científica da Unicentro, o Eaic, que neste ano contou com a participação de alunos da Universidade Tecnológica do Panamá.São cinco trabalhos de diferentes áreas, buscando uma aproximação, uma internacionalização. A gente já tem um evento bem consolidado e os panamenhos gostariam de participar para sentir como é que é, ver a maneira como a gente trabalha”, conta o diretor de Pesquisa da Unicentro, professor Luciano Farinha.

As apresentações dos alunos da Universidade Tecnológica do Panamá foram feitas em vídeo e transmitidas em uma sessão especial do evento. Um dos cinco trabalhos apresentados é da acadêmica de Engenharia Industrial Zulena Saavedra, intitulado a “Estimativa do volume de soro gerado no processo de produção de queijos: estudo de caso para a província de Los Santos”. “No momento de desenvolver as ideias da pesquisa, percebeu-se que, nesta região, o soro era gerado em grandes quantidades e não se obtinha o maior benefício econômico, portanto nosso principal objetivo nesta pesquisa foi estimar o volume do soro de leite como seu produto na fabricação de queijos no período de maio de 2018 a abril de 2019 e, também, para estimar quantitativamente a porcentagem que o soro representa no volume de leite”, discorre.

Para a acadêmica, a participação no Eaic é uma forma de projetar a pesquisa desenvolvida em um nível internacional e estabelecer novas parcerias entre as universidades. “Acredito que essa interação é importante para o nosso desenvolvimento como pesquisadores já que não estamos apenas apresentando a pesquisa em nosso centro educacional, mas também que nosso trabalho está se tornando conhecido internacionalmente, espero que essas atividades continuem sendo realizadas. Os primeiros passos abrem o caminho para futuras colaborações entre os centros acadêmicos e estimulam outros alunos a iniciarem neste mundo do conhecimento”, diz Zulema.

Para a professora Maritza Cedeño, que orientou o trabalho de Zulena, a participação do grupo de alunos da Universidade Tecnológica do Panamá no Eaic é uma importante forma de troca de experiências e uma maneira de incentivar o desenvolvimento de novas pesquisas. “Para a universidade tecnológica do Panamá é uma honra estabelecer relações deste tipo, através de um congresso com a Unicentro. É uma troca de experiências e isso fortalece nossa universidade. Assim como para os alunos é uma grande oportunidade de potencializar suas capacidades na área da pesquisa científica já que é um evento de iniciação científica. Este tipo de vivência é muito útil para a criação dessas competências na área da pesquisa”.