Unicentro promove oficinas de mildfullness para combater ansiedade e depressão entre estudantes

A pandemia de covid-19 tem provocado diversos sentimentos nas pessoas. As angústias e os medos resultantes do contexto em que vivenciamos têm desencadeado sérios problemas psicológicos na população – entre eles a ansiedade do que virá pela frente e a depressão pelo o que ficou no passado. Com o intuito de ajudar a desenvolver a capacidade de se concentrar em viver o momento presente, a Unicentro promove, a partir desta sexta-feira, nove de outubro, um curso de mindfullness. Essa atenção plena no presente, segundo a idealizadora do evento e coordenadora da Divisão de Inclusão e Acessibilidade do Campus Irati, professora Adriane Meyer Vassão, é conquistada a partir de técnicas de meditação laica.

As práticas de mindfullness podem atuar de várias maneiras, a partir da necessidade pessoal. Os benefícios, já cientificamente comprovados, são indiscutíveis e universais. Esses benefícios vem desde a redução da ansiedade até o maior foco na atenção, na concentração. Há uma melhoria geral física e emocional, porque você vai ter uma potencialização da motivação e da disciplina, que é necessária para muitas atividades, principalmente quem está na fase da aprendizagem, nossos acadêmicos – concentração, motivação e disciplina para aprender”, explica Adriane.

Os encontros do curso de mindfullness da Unicentro são voltados, principalmente, para os estudantes da universidade e serão todos virtuais. A programação prevê a abordagem de temas como a diminuição do estresse e a inibição do fenômeno de Burnout, que é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso. Também fazem parte dos objetivos do mindfullness o aumento da resiliência, a otimização da performance cerebral e a potencialização da motivação e da disciplina.

Ao longo do curso a gente vai desvendar como é possível estarmos no tempo presente para que a gente aceite o nosso presente com compaixão – auto-compaixão é outro contexto bem importante do mindfullness – e sem julgamento. A gente sabe que a vivência no tempo passado pode trazer contextos relacionados à depressão e vivências relacionadas ao futuro, contextos relacionados com ansiedade. ão comprovados os benefícios para questões de saúde mental, mas também de dor crônica e outras questões relacionadas à saúde física”, detalha a psicóloga Marina de Souza, que é quem vai ministrar as oficinas.

Segundo a psicóloga Marina, durante o curso da Unicentro, também haverá a indicação de ferramentas que facilitam o acompanhamento da prática de mindfullness através do próprio celular. Neste sentido, neste momento de pandemia, nós podemos usar o mindfullness como uma ferramenta de baixo custo – ela está disponível em plataformas e aplicativos que iremos abordar durante o curso, para que possamos fazer a inserção da prática do mindfullness com todo o respaldo científico, através de plataformas que promovem essa atividade com segurança”.

O mindfullness da Unicentro é gratuito e, para participar, os interessados podem se inscrever através do site evento.unicentro.br/site/mindfulness/2020. Lembrando que o primeiro encontro on-line acontece nesta sexta-feira, nove de outubro (https://youtu.be/u9HpNnirVjM), e os próximos serão todas as quartas-feiras até o dia 4 de novembro. O evento será transmitido pelo YouTube, podendo ser acessado no endereço www.youtube.com/UnicentroCoortiCampusdeIrati.