Inscrições para Residência em Saúde da Família vão até 15 de outubro

Estão abertas as inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária com Ênfase em Saúde da Família, que é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. A residência é ofertada pela Unicentro na modalidade presencial. “O objetivo desse programa é formar profissionais da saúde – enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas – na atenção primária, para atender com qualidade e evidência científica na atenção primária, nas unidades básicas de saúde que tenham como modelo de atendimento a estratégia de saúde da família. Esse modelo de estratégia da saúde da família é o modelo principal da política de atenção básica brasileira”, explica a coordenadora do programa, professora Carine Teles Sangaleti Miyahara.

Para a turma 2021, estão sendo disponibilizadas oito vagas. “Foram disponibilizadas duas vagas para cada área profissional. Então, são duas vagas para fisioterapeutas, duas vagas para nutricionistas, duas vagas para enfermeiros e duas vagas para o profissional da educação física”, detalha Carine. As inscrições para o programa de residência seguem abertas até o dia 15 de outubro. Após a homologação das inscrições, segundo a professora Carine Teles Sangaleti Miyahara, os candidatos passarão pelo processo de seleção. “As etapas de seleção no processo seletivo da residência incluem uma prova teórica, de múltipla escolha, que é classificatória e eliminatória. Além da prova teórica de múltipla escolha, tem, na sequência, uma etapa classificatória muito importante que é realizada a partir de uma entrevista estruturada com base em um estudo de caso real de alguma condição que nós tivemos na prática de trabalho na atenção básica e, também, a análise do currículo dos candidatos”.

O resultado final e a convocação para a matrícula estão previstas para dezembro. A professora Carine destaca que as atividades devem começar em março do próximo ano. Mas, para isso, os profissionais devem providenciar os comprovantes de conclusão de curso, além do registro profissional obrigatório. “No dia primeiro de março os alunos devem já estar matriculados na residência e, para serem matriculados, eles precisam do registro profissional. Então, tem que ter um tempo entre a aprovação no processo seletivo e o aluno poder correr atrás dos seus comprovantes de conclusão de curso e o registro profissional”, reitera a coordenadora do programa de residência.

As inscrições para o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária com Ênfase em Saúde da Família são feitas exclusivamente pela internet. O edital com todas as informações está disponível no site www.unicentro.br/especializacao.