Unicentro inicia parceria com Oracle, visando estimular desenvolvimento tecnológico

Uma noite de tecnologia, inovação e futuro. Assim foi o Oracle Day in Paraná – um evento aberto e gratuito para a comunidade, que buscou abordar conteúdos sobre a Nova Economia e as Tecnologias Emergentes. O evento é uma iniciativa da Unicentro, por meio da Crie – que é a Central de Relações Institucionais, Inovação, Empreendedorismo e Empregabilidade – e do CillaTech Park Guarapuava, e inaugura uma série de atividades que serão desenvolvidas pela universidade, com o apoio de parceiros, a exemplo da Oracle.

Nós fizemos uma ação inaugural on-line com interações desde São Paulo, aqui em Guarapuava, de Maringá, da Califórnia, do Canadá, Curitiba. Foi um sucesso. Teve mais de 300 pessoas de várias partes do Brasil participando conosco, acompanhando ao vivo e mostrando o que a Oracle tem a oferecer, sobretudo para a comunidade universitária em ambientes como a Oracle Academy e Oracle Startups. Essa foi uma primeira ação, temos outros projetos sendo construídos, tanto para esse momento de pandemia, em que as atividades são remotas, como na sequencia, as presenciais”, descreve o coordenador da Crie, professor Márcio Fernandes.

A Oracle é um grupo americano de tecnologia e informação, que trabalha com instituições, educadores e parceiros no mundo todo para ajudar estudantes a se tornarem inovadores e líderes em tecnologia, através da capacitação de professores e alunos nas áreas de computadorização e programação, com cursos, palestras, workshops e uma plataforma digital de conteúdos. No Oracle Day in Paraná, a gerente do Programa Oracle Academy no Brasil, Fabiana Valente, comentou sobre as formas de preparação de estudantes para o mercado de trabalho. “O nosso programa pretende ser uma ponte entre o mundo do trabalho e o mundo acadêmico.Existe uma perspectiva num futuro próximo, nos próximos dez anos, de novas profissões, profissões que ainda não existem e estão sendo criadas todos os dias. O que a gente quer é preparar essas pessoas para essas oportunidades. O que a gente pretende é transformar a vida das pessoas para que elas realizem seus sonhos através da tecnologia, criando infinitas possibilidades de empregabilidade”.

O objetivo do Oracle Day In Guarapuava – e dos seus realizadores, Unicentro e Cilla Tech Park – é atrair e desenvolver iniciativas empreendedoras de cunho tecnológico para Guarapuava, promovendo assim o desenvolvimento sustentável da cidade e da região, gerando empregos e oportunidades, e possibilitando a inclusão social e tecnológica da população menos favorecida. O Oracle Day também discutiu o “Cilla Tech Park e o Mundo do Amanhã”, com considerações do professor da Unicentro Cleverson Salache, que faz parte do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava. Outro assunto do evento foi “A Nova Economia e Tecnologias Emergentes como Inteligência Artificial, Blockchain e Internet das Coisas”, abordado pelo arquiteto de nuvem empresarialFernando Galdino. Encerrando a programação, o desenvolvedor de negócios da Oracle for Startups, Arthur Rabelo, apresentou o programa da Oracle para startups, destacando suas formas de apoio aos empreendedores para além da tecnologia.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, comentou a importância de eventos como este para promover a aproximação entre a universidade e demais instituições. “Para a Unicentro é uma satisfação muito grande participar deste Oracle Day. Com certeza, muitos que nos assistem se inspiraram, muitas parcerias daqui sairão. Guarapuava é uma cidade que está trilhando este caminho – o caminho da tecnologia. Guarapuava está mudando e mudando pra melhor, e o Cilla Tech Park juntamente com as universidades estão fazendo esta experiência”, avalia Hernandes.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou que o Oracle Day é mais uma das iniciativas dos órgãos públicos para incentivar a inovação e a tecnologia. “Criar oportunidades, gerar oportunidades para que as pessoas possam trabalhar, para que as pessoas possam produzir, para que possam crescer e se desenvolver, é um papel relevante a ser desenvolvido pelo poder público. Este evento quer, justamente, oferecer oportunidades para que a gente possa cada vez mais ter, na região de Guarapuava, mas também em todo o estado do Paraná, condições de inovar, de empreender, de produzir e gerar riquezas para que possamos cada vez mais melhorar a qualidade de vida da nossa população”, diz.

Para quem perdeu o evento Oracle Day in Paraná, ainda é possível assistir a transmissão, que está salva no canal do YouTube da Coorti Unicentro (https://youtu.be/otw6Juohu7E).